Fortaleza/CE. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE) realizou, no mês de janeiro de 2026, a prisão de nove foragidos da Justiça em diferentes localidades do estado. As ações foram conduzidas por trabalho conjunto e coordenado entre os órgãos de segurança que integram a FICCO, com foco na desarticulação de organizações criminosas e no cumprimento de mandados judiciais.
Entre as nove capturas, destaca-se a prisão de um homem ocorrida no dia 2 em Fortaleza. A ação foi conduzida de forma integrada por equipes da FICCO, do serviço de inteligência (ASINT) e do 6º Batalhão da Polícia Militar do Ceará. O alvo possuía mandado de prisão definitiva expedido pela Vara das Execuções Criminais de São Paulo, em razão de condenação por estelionato. A abordagem foi realizada com apoio da Delegacia do 10º Distrito Policial.
Já no dia 3, outro foragido foi capturado também em Fortaleza. Ele era alvo de mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Única Criminal de Canindé. A ação contou com a atuação coordenada da FICCO, do serviço de inteligência (ASINT) e de equipe do 6º Batalhão da Polícia Militar. O registro da ocorrência foi formalizado no 10º Distrito Policial.
Também no dia 3, uma mulher foi presa em Fortaleza. Contra ela havia um mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí. A prisão foi realizada por meio de ação integrada entre a FICCO, o serviço de inteligência (ASINT) e uma equipe do 16º Batalhão da Polícia Militar. O procedimento foi registrado no 2º Distrito Policial.
No dia, um homem foi preso em Fortaleza. Ele era alvo de mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Tauá. A ação contou com a atuação integrada das equipes da FICCO, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Divisão de Inteligência Policial (DIP) e da DPISUL, sendo a captura realizada por agentes do BOPE e da DPISUL.
Já no dia 13 de janeiro, um homem foi capturado na cidade de Camocim. Ele possuía mandado de prisão definitiva expedido pela 1ª Vara da Comarca local. A ação foi executada de forma conjunta entre a FICCO e equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO), que realizaram a abordagem e conduziram o preso à Delegacia Regional da cidade.
Em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, um homem foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Mista de Cajazeiras/PB. A captura ocorreu no dia 13 e foi resultado da atuação integrada entre a FICCO, a Polícia Rodoviária Federal, sendo esta última responsável pela abordagem no momento da prisão.
No dia 15, um homem foi preso em Iguatu. Ele era procurado em razão de condenação definitiva, com mandado expedido pela 1ª Vara Criminal do município. A prisão foi realizada por equipes do Comando Tático Rural (COTAR) e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), com apoio da FICCO. O procedimento foi formalizado na Delegacia Regional de Iguatu.
No dia 20 de janeiro, a FICCO, em ação conjunta com o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO), prendeu um homem no município do Crato. Contra ele havia mandado de prisão definitiva expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca local. A abordagem foi realizada por equipes do BPRAIO, e a apresentação do capturado ocorreu na Delegacia Regional do Crato.
A última prisão ocorreu no dia 23: um homem foi recapturado no município de Morada Nova. Ele era considerado foragido do sistema prisional, com mandado de recaptura expedido pela 1ª Vara Regional de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A ação foi coordenada pela FICCO, com atuação do serviço de inteligência (ASINT) e de equipes do BPRAIO, responsáveis pela abordagem e condução à Delegacia de Morada Nova.
FICCO/CE
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará – FICCO/CE – é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP).
Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará
@pfceara
85999720534
Fonte: Polícia Federal

