Ministério do Turismo promove webinar sobre a nova FNRH Digital em parceria com a ABIH-SP

Foto: GettyImages

O Ministério do Turismo deu mais um passo decisivo para a modernização do setor hoteleiro no Brasil com a divulgação da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) Digital. Na última quinta-feira (05/01), a Pasta promoveu um webinar em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) e o Portal do Hoteleiro. A iniciativa faz parte de uma mobilização nacional que envolve orientações às 27 Unidades da Federação sobre a transformação digital nos meios de hospedagem.

A apresentação técnica foi conduzida por especialistas do Ministério do Turismo e do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). O webinar proporcionou explicações quanto à implantação da solução, acessada via conta Gov.br. O objetivo é simplificar as rotinas dos estabelecimentos e elevar o padrão de segurança e qualidade dos dados coletados a partir da FNRH Digital.

No encontro, foram destacados os pilares da nova ficha: facilitar o processo de check-in, melhorar a experiência de turistas e empresários e garantir a proteção de informações conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Na prática, o modelo vai eliminar o uso de papel, introduzindo uma plataforma única nacional, a autenticação digital e o uso de QR Code para pré-check-in. A mudança busca encurtar filas na recepção de hóspedes, reduzir a burocracia e gerar estatísticas ao aprimoramento das políticas públicas de turismo.

VANTAGENS – A modernização traz benefícios diretos às duas pontas do balcão. Para o hóspede, a FNRH Digital significa um check-in muito mais ágil, com o pré-preenchimento automático de dados por meio do sistema Gov.br e facilidades para a inclusão de turistas estrangeiros. A experiência de chegada ao hotel torna-se mais fluida e moderna, eliminando o tempo perdido com o preenchimento manual de formulários.

Já para o empresário, a ferramenta representa economia de tempo e de custos operacionais, além de mais segurança jurídica. A automação e a integração digital, que permitem conexão com sistemas online, oferecem relatórios em tempo real e aprimoram a gestão na área. O trabalho resulta em uma plataforma integrada, auditável e rastreável, contribuindo com dados estratégicos que ajudam no planejamento do turismo nacional.

PROCEDIMENTOS – O Ministério do Turismo reforça que a adesão à nova ferramenta exige preparação por parte dos meios de hospedagem, independentemente de utilizarem ou não sistemas de gestão próprios. Durante o evento desta quinta-feira, foi estimulada a realização de experiências com o pré-check-in via QR Code em ambiente de teste, permitindo que os gestores se familiarizem com a tecnologia antes de sua total implementação.

Para quem não pôde acompanhar o webinar ao vivo ou deseja rever as orientações, o encontro virtual está disponível na íntegra. Além disso, de modo a auxiliar o segmento, o Ministério do Turismo preparou um material exclusivo com as perguntas mais frequentes a respeito do assunto.

Para assistir ao webinar completo, clique AQUI.

Para acessar o material com as orientações, clique AQUI.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo