A Tenda Lilás, iniciativa do Ministério das Mulheres que integra o projeto Governo do Brasil na Rua, foi um dos destaques da ação realizada nesta quinta-feira (5/2), em Campo Grande (MS). O espaço promoveu acolhimento, orientação e conscientização sobre o enfrentamento à violência de gênero.
O evento teve início às 11h, com a presença do ministro da Secretária-geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, além de autoridades locais, representantes de órgãos federais e lideranças comunitárias.
Conhecidas como uma verdadeira “feira da cidadania”, as ações aconteceram no CEU das Artes, no Parque do Lageado. Ao longo de todo o dia, a população teve acesso a diversos serviços, sem necessidade de agendamento, com a possibilidade de sair do local com demandas atendidas em diferentes áreas.
Depoimentos
Entre um atendimento e outro na Tenda Lilás, a colaboradora do Ministério das Mulheres, Clementina Brito da Silva, destacou o apoio e o entusiasmo dos movimentos sociais com a retomada das políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero no Brasil, agora fortalecidas pela integração entre diferentes parcerias institucionais.
“Muitas mulheres que nos procuram aqui são ou foram vítimas de violência doméstica, inclusive de tentativas de feminicídio, e buscam apoio para romper com esse ciclo de violência”, explicou.
A presidente do Instituto Aciesp, Ceurecy Santiago Ramos, ressaltou a importância de iniciativas como essa para beneficiar comunidades periféricas, que muitas vezes precisam se deslocar até os centros urbanos para acessar informações e orientações. “Aqui orientamos as mulheres e oferecemos o apoio que elas precisam”, afirmou.
A coordenadora de Relações Institucionais do Ministério da Igualdade Racial, Janaína Fernandes, também avaliou como positiva a estratégia do governo federal de levar os serviços públicos diretamente para as comunidades em situação de vulnerabilidade.
Sobre a violência de gênero, ela lembrou que, infelizmente, muitos homens ainda reproduzem o machismo, fruto de um patriarcado histórico. “Esses homens precisam nos escutar, nos respeitar, precisam se engajar na nossa luta. O presidente Lula trouxe os homens para o centro do debate, e isso já está trazendo resultados positivos”, opinou.
Projeto itinerante
A Tenda Lilás percorrerá diversas regiões do Brasil em 2026. A estrutura oferece acolhimento psicossocial às mulheres, orientação jurídica, rodas de conversa e, mais recentemente, sensibilização dos homens para o engajamento no enfrentamento à violência de gênero.
Alerta para o Carnaval 2026: Se liga ou eu ligo 180
O tema torna-se ainda mais sensível durante o Carnaval, cuja campanha neste ano tem como slogan “Se liga ou eu ligo 180”, um alerta sobre a gravidade da violência de gênero, um crime que, no Brasil, resulta na morte de quatro mulheres por dia.
Fonte: Ministério das Mulheres

