O Ministério da Previdência Social (MPS) realizou mais de 530 atendimentos em um único dia durante a 4ª edição do programa Governo do Brasil na Rua, realizada em Lageado, na periferia de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A ação, que aconteceu na última quinta-feira (5), levou serviços previdenciários diretamente à população, ampliando o acesso a direitos e informações de forma rápida e eficiente.
Entre os serviços mais procurados estiveram as perícias médicas e as avaliações sociais, que somaram 163 atendimentos. O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) participou pela segunda vez da iniciativa. Além da análise e encaminhamento de 57 processos, os conselheiros realizaram um trabalho educativo, com cerca de 150 pessoas, por meio de orientações sobre direitos previdenciários e distribuição de materiais informativos.
Perfil do público atendido
Mulheres representaram 55,3% do público atendido. A idade média dos participantes foi de 52 anos, com presença significativa de pessoas entre 50 e 60 anos. Também participaram do evento jovens de 20 a 29 anos, mostrando como a proteção previdenciária impacta diferentes fases da vida.
Quase 10% dos atendimentos foram feitos a pessoas indígenas. Já pessoas negras (pretas e pardas) representaram dois terços do total.
Os resultados da ação demonstram a importância do Governo do Brasil na Rua como estratégia para aproximar a Previdência Social da população, facilitando o acesso aos serviços previdenciários e à informação sobre direitos sociais.

