
Minas Gerais, 11/02/2026 – A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação Sáfaro II para desarticular um grupo criminoso especializado no envio ilegal de migrantes ao exterior com finalidade lucrativa. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão — quatro em Governador Valadares (MG) e dois em São Paulo (SP) – e houve o sequestro de bens e valores até o limite de R$ 164 mil.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reforça que a migração irregular expõe pessoas a riscos como violência, exploração, tráfico de pessoas e outras violações de direitos e pode gerar prejuízos financeiros. A orientação é que quem deseja migrar busque informações nas representações consulares e nos canais oficiais dos países de destino, evitando intermediários e promessas de facilitação ilegal.
As investigações começaram a partir da análise do material apreendido na primeira fase da Operação Sáfaro, deflagrada em 23 de agosto de 2024, também em Governador Valadares. Na ocasião, a PF cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de contrabando de migrantes que atuavam na região.
Na primeira etapa, a PF identificou cinco investigados que atuavam de forma associada e reiterada. Eles promoviam migração ilegal e enviavam crianças e adolescentes ao exterior sem cumprir as exigências legais. À época, o grupo teria enviado cerca de 370 pessoas ilegalmente para os Estados Unidos (EUA).
Com o avanço das apurações, a PF identificou outros integrantes do esquema. Eles organizavam a logística das viagens, orientavam os migrantes durante o trajeto no exterior e forneciam documentos para simular condição de turista no desembarque em aeroportos estrangeiros.
A investigação também apontou o uso de uma casa lotérica em Governador Valadares para receber os pagamentos feitos pelas vítimas.
Os investigados poderão responder por promoção de migração ilegal, ameaça e outros crimes que venham a ser identificados no decorrer das investigações.
Denuncie
Denúncias de tráfico de pessoas e de outras violações de direitos humanos podem ser feitas de forma gratuita e anônima pelo Disque 100, disponível 24 horas, todos os dias da semana.
Para denunciar violência contra mulheres e meninas, ligue 180.
Quem estiver no exterior deve procurar a Embaixada ou o Consulado do Brasil no país onde se encontra. Fora do horário comercial, é possível acionar o Plantão Consular do Itamaraty pelo telefone +55 (61) 98260-0610.
A denúncia também pode ser feita pelo Comunica PF.
*Com informações da Polícia Federal.
