
Brasília, 13/02/2026 – Com a proximidade do Carnaval, período de aglomerações em todo o País, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destaca a importância do aplicativo Celular Seguro como ferramenta de prevenção e resposta rápida em casos de roubo, furto ou perda de aparelhos móveis. A iniciativa do Governo Federal conta atualmente com 3.819.460 usuários cadastrados em todo o Brasil.
Os dados indicam a consolidação do serviço e o aumento da adesão da população. Em 2023, foram registrados 6.868 alertas. Em 2024, o número subiu para 93.626, aproximadamente 13 vezes maior que o ano anterior, o que equivale a um aumento de cerca de 1.260%. Em 2025, o total chegou a 98.786 alertas, representando um crescimento de cerca de 5,5% em relação a 2024. Em 2026, até o momento, já foram contabilizados quase 15 mil alertas de bloqueio, indicando a continuidade do uso da plataforma como instrumento de proteção ao cidadão.
O aplicativo permite que o usuário emita alertas de forma rápida e segura, o que possibilita o bloqueio do aparelho e reduz os riscos de uso indevido de dados pessoais e financeiros. Durante o Carnaval, quando há maior circulação de pessoas e aumento desse tipo de ocorrência, o uso do Celular Seguro torna-se ainda mais estratégico.
Novas funcionalidades em 2026
Para 2026, o MJSP prevê a ampliação e o aprimoramento do serviço por meio de ações estruturantes. Entre elas, destaca-se a integração com as polícias civis, por meio da assinatura de acordos de cooperação técnica.
A medida permitirá que as polícias:
- emitam alertas de bloqueio de IMEI, linhas telefônicas e contas em instituições parceiras;
- ativem alertas no modo recuperação, com envio de mensagens por WhatsApp e SMS para uma nova linha habilitada em aparelho com restrição;
- realizem a criação automática de boletim de ocorrência a partir da emissão do alerta no Celular Seguro.
Outra inovação prevista é a disponibilização da funcionalidade de consulta ao Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), por meio do módulo Celular Seguro – Segurança Pública. A ferramenta vai auxiliar forças policiais e guardas civis na identificação de aparelhos com restrição.
Também está prevista a ampliação de acordos de cooperação com entidades de comércio eletrônico e serviços on-line. A iniciativa fortalece a rede de proteção ao cidadão e dificulta a circulação e a comercialização de aparelhos irregulares.
Nesta semana, o MJSP promoveu um encontro com o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e representantes do setor de telecomunicações para avançar no enfrentamento ao roubo e furto de celulares no Brasil, no âmbito do programa Celular Seguro.
Os participantes discutiram a integração de bases de dados, o aprimoramento de ferramentas e a ampliação das ações de comunicação e cooperação institucional. A proposta é fortalecer a prevenção, a recuperação de aparelhos e a responsabilização de envolvidos, com maior articulação entre União, estados, agência reguladora e empresas.
Saiba mais: MJSP articula ações para reforçar combate ao roubo e furto de celulares
O MJSP orienta os cidadãos a baixar o aplicativo, realizar o cadastro com antecedência e aproveitar o Carnaval com mais segurança e tranquilidade.
