Parceria entre Ministério das Mulheres e Afoxé Filhos de Gandhy reforça combate à violência contra a mulher no carnaval de Salvador

“Estar presente no bloco é chamar a atenção dos homens sobre a importância de denunciar qualquer forma de agressão, assédio ou importunação sexual, utilizando o Ligue 180. Queremos envolver todos, especialmente eles, para que sejam vozes mais ativas na proteção das mulheres, no incentivo à denúncia e na construção de uma cultura de respeito, a promoção dos direitos das mulheres. Para que haja um carnaval mais seguro para todas”, destacou a ministra da Mulheres, Márcia Lopes, na concentração do desfile do Afoxé Filhos de Gandhy, no Farol da Barra, em Salvador (BA). A presença da ministra no tradicional bloco, que é composto exclusivamente por homens, com forte atuação cultural e social na Bahia, integra a estratégia do Governo Federal de engajar o público masculino na campanha de conscientização e orientação para o enfrentamento à violência contra as mulheres, ainda mais em manifestações culturais, como o Carnaval de Salvador.

A campanha, lançada pelo Ministério em parceria com 18 estados, conta com uma estratégia de alto impacto visual e mobilização social com distribuição de pulseiras, adesivos, viseiras, ventarolas, tatuagens temporárias, faixas e balões blimps, com foco na prevenção e na proteção da vida de mulheres e meninas. Márcia Lopes também reforçou o trabalho conjunto entre o Ministério das Mulheres, o Governo da Bahia e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA) para ampliar o alcance das ações de prevenção e acolhimento.

“Violência não combina com o carnaval, essa festa tão tradicional e popular do Brasil. Que as mulheres sejam livres e respeitadas. Por isso, temos ali o balão blimp com a mensagem central da campanha nacional de Carnaval 2026: “Se liga, ou eu ligo 180”, que é liderada pelo nosso presidente Lula. Então, em qualquer situação de importunação ou assédio, as mulheres precisam ter a coragem de dizer: não é não”, afirmou a ministra.

Antes do desfile, pela manhã, acompanhada da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, a ministra visitou o projeto “Cuidar de quem Cuida”, desenvolvido pela SPM-BA na sede das Voluntárias Sociais, localizada no Palácio da Aclamação. A iniciativa é voltada a todas as mulheres e oferece cuidados, afeto e práticas de cura por meio de terapias integrativas e ferramentas de acolhimento. “O projeto visa acolher mulheres que estão nas ruas, que precisam ser orientadas, cuidadas e alimentadas em um espaço pensado para elas. É isso que as mulheres precisam e querem para suas vidas”, destacou a ministra durante a visita.

2.png
Visita ao projeto Cuidar de quem cuida

Após o desfile, Márcia Lopes marcou presença na tenda “Oxe, Me Respeita”, ação da SPM-BA que intensifica, durante o Carnaval da Bahia, o enfrentamento à violência contra a mulher nos principais pontos da festa. A ministra também levou a mensagem da campanha e a importância de denunciar para todos presentes no bloco As Filhas de Ganghy, no circuito Barra Ondina.

3.png
Visita ao projeto Cuidar de quem cuida

Campanha nacional “Se liga, ou eu ligo 180”

Com a mensagem central “Se liga ou eu ligo 180 – Governo do Brasil: do lado das mulheres, contra a violência no Carnaval”, a campanha incentiva a sociedade a não se omitir diante de situações de assédio e violência, estimulando denúncias por meio do Ligue 180 — Central de Atendimento à Mulher. O serviço é gratuito, confidencial e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, em todo o território nacional. As denúncias podem ser feitas de forma anônima. Também é possível acionar o canal via WhatsApp pelo número (61) 9610-0180. 

A campanha conta ainda com o apio da CAIXA, da Polícia Rodoviária Federal e de concessionárias de rodoviais, alcançando todas as regiões do país.

Bloco Afoxé Filhos de Gandhy

Uma instituição cultural com relevante trajetória social, o Afoxé Filhos de Gandhy reafirma, por meio da parceria com o Ministério, o seu compromisso histórico com a cultura da paz, a promoção dos direitos humanos e o enfrentamento às múltiplas formas de violência que atingem a sociedade brasileira, em especial a violência contra as mulheres.

Assessoria de Comunicação do Ministério das Mulheres
Tel.: (61) 2027-3676 | [email protected]

Fonte: Ministério das Mulheres