
Atendendo a pedido de produtores brasileiros e bolivianos, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com os ministros bolivianos da Economia, José Gabriel Espinoza, e do Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural, Oscar Mario Justiniano, em San Ignacio de Velasco, na fronteira da Bolívia com o Brasil, nesta terça-feira (17) para avançar nos debates em torno do quadrante Rondon das Rotas de Integração Sul-Americana.
Oriundo de uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana é conduzido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento com o objetivo de intensificar o relacionamento entre os países da América do Sul e dar mais competitividade aos produtos brasileiros e sulamericanos. Na fronteira com o Brasil, na área de abrangência dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, a Bolívia integra a rota 3, o chamando quadrante Rondon que se estende até Lima, no Peru.
Com foco nas oportunidades criadas pela rota, o ministro Carlos Fávaro e os ministros bolivianos conversaram com produtores rurais de ambos os países e iniciaram os preparativos para o encontro entre os presidentes Lula e Rodrigo Paz, da Bolívia.
“O intuito foi avançarmos no protocolo entre o governo brasileiro e boliviano nessa rota de integração”, declarou Fávaro.
O ministro da Economia da Bolívia, José Gabriel Espinoza, afirmou que a integração com o Brasil é estratégica e pode abrir novas etapas de crescimento para a economia boliviana. “Estamos trabalhando uma agenda concreta para fortalecer nosso setor produtivo”, disse.
Durante o encontro também ficou marcada uma nova rodada de conversa entre os ministros para a reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) a ser realizada no dia 2 de março, em Brasília.
Informações à imprensa
[email protected]
