Feira de Santana/BA. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28/5), a Operação Nébula, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada à produção clandestina, à distribuição de cigarros ilegais e à lavagem de dinheiro.
A apuração teve início após apreensões realizadas em novembro de 2024, quando foram encontrados cigarros de origem ilícita, insumos e maquinário industrial utilizados na fabricação clandestina, em galpões localizados nas cidades baianas de Feira de Santana, de São Gonçalo dos Campos e de Cruz das Almas.
A investigação identificou que o grupo utilizava empresas de fachada, contas bancárias de terceiros e movimentações em espécie para ocultar a origem ilícita dos recursos. Também foi constatada a existência de uma estrutura para fabricação, para armazenamento e para distribuição interestadual de cigarros clandestinos.
Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva nos estados do Paraná, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, além do bloqueio de, aproximadamente, R$ 10 milhões em contas bancárias dos investigados.
As medidas visam interromper as atividades da organização criminosa, reunir novas provas e descapitalizar o grupo, a fim de evitar a continuidade das práticas ilícitas. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, de contrabando e de lavagem de dinheiro.
Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal

