30 C
Ponta Porã
sábado, 26 de setembro, 2026

Eleições 2026 em MT: Quem são os seis postulantes ao governo do estado?

Mato Grosso se prepara para as eleições gerais de 2026, com seis nomes já definidos na disputa pelo cargo de governador. O estado conta com 2.638.230 eleitores aptos a exercer seu direito ao voto, um contingente com ligeira predominância feminina: 51% são mulheres e 49% são homens.

A diversidade racial também se reflete no eleitorado mato-grossense. Dentre os que declararam cor/raça, a maioria se autodeclara parda (59,85%), seguida por brancos (27,16%), pretos (10,21%), indígenas (2,17%) e amarelos (0,62%).

O primeiro turno das eleições está agendado para 4 de outubro de 2026, com a possibilidade de um segundo turno em 25 de outubro, caso nenhum candidato obtenha a maioria necessária para a eleição em primeiro turno. Os eleitores decidirão não apenas o futuro do Poder Executivo estadual, mas também elegerão o presidente da República, seu vice, além dos representantes para o Poder Legislativo em âmbito federal e estadual.

Conheça os candidatos ao governo de Mato Grosso, listados em ordem alfabética pelo nome que constará nas urnas eletrônicas:

  • Doutora Natasha – Natasha Slhessarenko Fraife Barreto (Mato Grosso para Todos)
  • Mauricio Coelho – Mauricio Coelho de Souza Junior (Mobiliza)
  • Otaviano Pivetta – Otaviano Olavo Pivetta (Mato Grosso não Pode Parar)
  • Rafaell Milas – Rafaell Milas de Oliveira (Missão)
  • Sargento Laudicério – Laudicério Aguiar Machado (Agir)
  • Wellington Fagundes – Wellington Antonio Fagundes (Coração da Gente)