24 C
Ponta Porã
terça-feira, 13 de outubro, 2026

Rompimento de lagoa de contenção assusta moradores em Nova Andradina

Alguns lotes foram atingidos pela água, mas ela tomou sentido contrário ao dos barracos, em direção a uma estrada, segundo a prefeitura.

Rompimento de lagoa de contenção assustou moradores neste domingo (11), no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina. A água desceu pela estrada em forte enxurrada, mas não atingiu as moradias improvisadas que ficam na área, de propriedade do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

“Estourou”, grita uma mulher ao ver o primeiro ponto de rompimento da barragem. Ela pede que outros moradores se afastem do local, enquanto o volume de água aumenta, antes de alcançar a estrada.

Alguns lotes foram atingidos pela água, mas ela tomou sentido contrário ao dos barracos, em direção a uma estrada, segundo a prefeitura. Não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas. A Prefeitura de Nova Andradina informou à reportagem que atua na manutenção da estrutura, de forma emergencial.

Responsabilidade de quem?

Ao Jornal Midiamax, o superintendente regional do Incra em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, informa que irá ao local na quarta-feira (14) para avaliar as providências necessárias. “Os diques que se romperam foram construídos por obra da prefeitura. Não são obras do Incra”, alega.

Por outro lado, a Prefeitura de Nova Andradina nega ser responsável pela construção da barreira que rompeu. “Era obra já existente no local”, diz comunicado enviado à reportagem. O município diz, ainda, que estuda uma solução de drenagem para a região, mas deve enviar o projeto para o Incra executar.

“Como a área onde está localizada a represa pertence ao Incra, e não ao município, o projeto de drenagem deverá ser encaminhado ao órgão federal para análise e avaliação das medidas possíveis”, completa a nota enviada pela prefeitura.

Fonte: Midiamax