Refeição especial valorizou ingredientes de origem vegetal e incentivou escolhas alimentares mais sustentáveis no ambiente hospitalar
OHospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à HU Brasil, ofereceu nesta sexta-feira (16) um cardápio especial à base de alimentos de origem vegetal, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. A iniciativa foi promovida pelo Setor de Hotelaria Hospitalar (STHH), com o objetivo de estimular práticas alimentares sustentáveis no ambiente hospitalar.
A ação acompanha o tema oficial da data em 2026, “Inovar hoje para nutrir o amanhã”, e propõe uma reflexão sobre a relação entre alimentação, saúde e sustentabilidade. A adoção de práticas alimentares com maior valorização de ingredientes vegetais também pode contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa associadas à cadeia alimentar.
O cardápio foi elaborado para valorizar ingredientes como leguminosas, hortaliças, frutas, cereais e oleaginosas, combinando variedade, sabor e qualidade nutricional.
A refeição foi servida no almoço, no refeitório do Humap-UFMS, e destinada aos acompanhantes de pacientes com direito à alimentação conforme a legislação vigente, aos estudantes de graduação em regime de internato e aos residentes dos programas de residência médica e multiprofissional.
A iniciativa destacou como as escolhas alimentares do dia a dia podem contribuir para uma relação mais consciente com os alimentos e para a construção de práticas mais sustentáveis também no ambiente hospitalar.
Fonte: Comunicação – HUMAP-UFMS

