30 C
Ponta Porã
segunda-feira, 29 de abril, 2024
InícioEloir VieiraA fé sem obras pode salvar? por Eloir Vieira

A fé sem obras pode salvar? por Eloir Vieira

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?” (Tg 2.14).  

Que vantagem tem a pessoa que diz ter fé, que crê em Deus, se as suas atitudes, seu comportamento, seu estilo de vida são contrários aos preceitos e a vontade de Deus? De nada adianta dizer que tem fé, se é só de palavras e não de ações! Falar, todos falam que têm fé, mas a Bíblia ensina que apenas dizer que tem fé, de nada adianta, porque palavras sem ações é fé morta, fé vã! A fé que salva é fé acompanhada de boas obras!

A Bíblia não se contradiz, quando o apóstolo Paulo fala que a salvação é por fé e não por obras, e Tiago diz que fé sem obras, é morta em si mesma. Disse Paulo: “Por que pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). Disse Tiago: “Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé” (Tg 2.24). 

As duas passagens bíblicas estão em perfeita harmonia! Em Efésios 2.8,9 diz que a salvação é dom de Deus, e ninguém pode ser salvo por algum merecimento, por fazer algum serviço, alguma obra. Em Tiago 2, não está dizendo que precisamos fazer obras para sermos salvos, mas está dizendo que a pessoa que tem fé, a sua fé deve vir acompanhada de obras da fé! Em outras palavras: Fazemos obras por que cremos em Deus, por termos fé em Jesus Cristo, e não para obtermos a salvação!

A salvação é pela graça, por meio da fé em Jesus Cristo; e isso não vem da própria pessoa, mas é um dom de Deus: “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação” (2ªCo 5.19). “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.24). “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23).

É Deus que produz a fé na pessoa quando ela ouve a Palavra semeada: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10.17). Quando o ouvinte não entende, a Palavra não permanece no seu coração e continua sem receber fé: “Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho” (Mt 13.19).

Quando o ouvinte não só ouve, mas recebe e guarda a Palavra semeada no seu coração, ele passa a produzir fruto do Espírito de Deus: “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta” (Mt 13.23). Atributos do Espírito Santo: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gl 5.22).  

A fé é justificada pelas obras; se não tiver obras, é fé vã: “Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé” (Tg 2.24). “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tg 2.26). Paz a você!

Eloir Vieira