28 C
Ponta Porã
quarta-feira, 28 de fevereiro, 2024
InícioEloir VieiraA igreja do Senhor Jesus, por Eloir Vieira

A igreja do Senhor Jesus, por Eloir Vieira

“E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Ef 1.22,23).

A Igreja do Senhor Jesus não é uma Instituição. As Organizações Religiosas são entidades que proporcionam aos interessados, a prática do culto e da fé, onde se reúnem membros da congregação e simpatizantes; nem todos são da Igreja do Senhor. A Instituição ou Organização Religiosa, possui um CNPJ, um templo com suas instalações em um determinado endereço; e é registrada em cartório pelos seus fundadores. Entre as instituições existem muitas divergências; cada uma com a sua visão e doutrinas.

 A Igreja do Senhor, também não está num templo construído e estabelecido pelo homem, contendo a descrição Igreja. Deus é vivo e não habita em prédios; Cristo vive; é o Filho do Deus Vivo: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens” (At 17:24).

A cada dia Deus acrescenta pessoas à igreja de Cristo para salvação: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (At 2.46,47). “Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum” (At 2.44).

A Igreja do Senhor são pessoas que recebem o Espírito Santo: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1ª Co 3:16,17). “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1ªCo 6.19).

Os crentes são templos vivos do Espírito Santo: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1ªPe 2.5). Os crentes formam o corpo da igreja, e Jesus é a cabeça: “E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Cl 1.18). “Porque somos membros do seu corpo” (Ef 5.30). “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo” (1ª Co 11.3).

O Senhor Jesus, fundou a igreja nEle mesmo; e não há divisão nem confusão como há nas Instituições: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos” (Ef 4.4-6).

Pelo Espírito Santo, o crente está ligado, unido a Deus: “Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito” (1ªCo 6.17). “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1). Independente de templo ou instituição, a igreja do Senhor, os crentes, glorificam a Deus onde estiverem, porque eles são a Igreja! Paz!

Por: Eloir Vieira