15.8 C
Ponta Porã
sábado, 20 de abril, 2024
InícioRegião“A prevenção começa em casa, com os pais dando exemplo”, destaca Promotor...

“A prevenção começa em casa, com os pais dando exemplo”, destaca Promotor Harfouche, em live da Comissão de Saúde sobre os malefícios do álcool e drogas

Considerando o consumo de álcool e drogas uma pandemia entre os jovens e adultos, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Dr. Sandro debateu hoje (27/10), em live, os malefícios desses entorpecentes com o especialista no tema, o Promotor Sérgio Harfouche.

O Promotor Sérgio Harfouche tem uma luta e um trabalho desenvolvido no combate às drogas, em todo o Brasil. Ele foi Conselheiro do Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul e Titular do CONAD – Conselho Nacional Antidrogas. Também foi Vice-presidente do Fórum Nacional de Presidentes de Conselhos Estaduais de Políticas Sobre Drogas e representante do Ministério Público Estadual no Grupo Nacional dos Direitos Humanos/CNPG junto à Comissão Permanente da Infância, Juventude e Educação.

“O comportamento familiar afeta, a prevenção começa em casa, com os pais dando exemplo. Temos visto Mato Grosso do Sul e Campo Grande entre os primeiros em que mais consomem bebidas alcoólicas, infelizmente estão consumindo de forma exacerbada”, afirmou o promotor.

Sérgio Harfouche também comentou que há hipocrisia por parte do poder público ao gastar recursos com propagandas de enfretamento às drogas e álcool, quando se tem uma mídia que incentiva cada vez mais o seu consumo.

Para o vereador Dr. Sandro, temos enfrentado uma pandemia como consumo de drogas e álcool entre os jovens e adultos, com incentivo de todos os lados, com as músicas, companhias e amizades. “É lamentável tudo isso. Precisamos reduzir esse consumo. Acredito que a prevenção sempre foi a solução e por isso, a partir do ano que vem, quero trabalhar de forma efetiva nas escolas, conversando com os alunos, pais e responsáveis, para que entendam os benefícios de ser saudável”, frisou.

De acordo com Harfouche, 50% das vítimas fatais de acidentes de trânsito haviam ingerido bebida alcoólica. Dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas continua sendo um dos principais fatores envolvidos nos acidentes de trânsito, pois o álcool reduz o estado de consciência e embota os reflexos, estimulando, muitas vezes, as práticas de altas velocidades no trânsito e a direção perigosa. “Além de risco no trânsito, droga disponível é facilitadora de um passo acima”, disse o promotor.

Dr. Sandro e Harfouche enalteceram o trabalho das comunidades terapêuticas, sendo fundamentais na reabilitação dos usuários. “Serviços realizados pelo Pastor Milton, com a Clínica da Alma e pelo Esquadrão da vida, mudam realidades e o futuro de várias pessoas. Eles resgatam vidas, por meio da convivência, do trabalho e comunhão”, disse Dr. Sandro