Depois de um período sem Exporã, o Parque de Exposições Alcindo Pereira voltou a receber uma das mais importante e representativa feira agropecuária de Mato Grosso do Sul. A 46ª Exporã – Exposição Agropecuária de Ponta Porã foi coroada de êxito em sua retomada neste ano de 2023.
Marcada por momentos históricos para Ponta Porã, de grandes e ótimas lembranças, a Exporã deste ano veio com uma missão difícil, recuperar a credibilidade da feira, após a pausa de três anos. Pois muitos não acreditavam que a feira pudesse voltar ao sucesso que era antes, no seu início em 1975 até a última edição em 2019. Afinal como convencer expositores, a classe política, empresários, e a população, de que era possível voltar a realizar a Exporã com sucesso depois de três anos suspenso, forçado pela pandemia?
A missão nada fácil foi capitaneada por Guilherme Cabral, presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, que montou sua equipe e foi a luta, fazendo visitas e mais visitas para levar o maior número de expositores ao Parque de Exposições Alcindo Pereira.
O resultado pôde ser visto na cerimônia de abertura da 46ª Exporã, o que se viu ali, foi uma Exporã repaginada, modernizada e com o jeito tradicional de seus primórdios, e que atraiu um grande número de público, que pôde conferir vários shows e a atrações. O grande momento da feira foi o show da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, que trouxe de volta a memória dos mais antigos frequentadores da “exposição”, as músicas das décadas de 70, 80 e 90 com passagem para o ano 2000, sucessos que surgiram praticamente com o início da feira acompanhando sua evolução. O show de Chitãozinho e Xororó foi a escolha perfeita para essa retomada da Exporã.
A Exporã é bom para o município em todos os aspectos. Impulsiona a economia, através do turismo, de grandes e bons negócios entre expositores e produtores rurais – propulsores do agronegócio – de Ponta Porã. Em todos os eventos existem erros e acertos. E nunca, mas nunca mesmo, todos saem satisfeitos. Alguns apenas reclamam por reclamar, outros apontam situações que podem melhorar e assim contribuir para o acerto no futuro. No final os acertos foram infinitamente superiores aos possíveis erros. Cabe destacar a coragem e valentia de Guilherme Cabral nessa retomada triunfal da Exporã em Ponta Porã.
É sempre bom lembrar, que nada é fácil em um reinício, ainda mais se tratando de um evento tão tradicional para a cidade. Mas o que ficou evidente nesses dias de 46ª Exporã, é que o povo estava com saudade da “exposição” e compareceu para prestigiar. Parabéns Guilherme Cabral e toda a destemida equipe do arrojado Sindicato Rural de Ponta Porã. É só o recomeço, muito sucesso para todos e que as próximas edições da Exporã venham ainda melhores.
Texto: Ed Moreno