O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a JBS, processadora de proteína animal, assinaram, nesta quinta-feira (31.07), na sede da empresa em São Paulo, um Termo de Cooperação Técnica no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo. O acordo prevê a oferta de vagas de emprego e qualificação profissional em unidades da JBS, com prioridade para pessoas inscritas no CadÚnico, especialmente jovens, mulheres e moradores de periferias urbanas.
“Essa parceria com a JBS tem enorme potencial de impactar positivamente milhares de famílias brasileiras. O Acredita foi criado justamente para unir esforços públicos e privados na construção de caminhos de autonomia, geração de renda e dignidade”, afirmou o titular do MDS, Wellington Dias. “O social deve ser integrado ao econômico. Todos nascemos iguais, o que nos diferencia são as oportunidades”, concluiu o ministro.
O Acredita foi criado para unir esforços públicos e privados na construção de caminhos de autonomia”
ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias
Adailson Correia Maria, natural de Guaribas (PI), é inscrito no CadÚnico e viu, na empresa, onde conseguiu seu primeiro emprego formal, uma oportunidade de mudar de vida. “Minha família sempre foi humilde. A gente cultivava na roça para sobreviver”, conta. “Estou aprendendo e quero contribuir, ser alguém melhor, retribuir tudo que meu pai e minha mãe fizeram por mim”, acrescenta.
Eduardo da Cruz Borges, também cadastrado no CadÚnico, decidiu migrar de Buritirama (BA) para São Paulo em busca de trabalho e dignidade. “Desde os 17 anos, eu capinava, catava feijão para vender. Quando fiz 18, falei com meu pai e minha mãe que iria para o mundo para ajudar eles”, lembra. Hoje, empregado na unidade Swift da JBS, Eduardo já traça planos para o futuro. “Meu sonho é trabalhar, comprar um terreno e construir minha casa”.
O CEO global da empresa, Gilberto Tomazoni, falou sobre a atuação da JBS. “Nas comunidades em que estamos envolvidos nós promovemos desenvolvimento social. O desenvolvimento econômico puxa o social e é, por isso, que esse acordo que estamos fazendo aqui é tão importante”, enfatizou.
A cooperação permitirá ainda o mapeamento de oportunidades em regiões prioritárias para o governo federal, otimizando o encaminhamento de trabalhadores capacitados e promovendo um ciclo virtuoso de formação, inclusão e renda formal.
“O povo brasileiro é trabalhador e quer oportunidades. Esse acordo é um marco que mostra o compromisso do Governo Federal, em parceria com o setor privado”, destacou um Wesley Batista, membro do Conselho de Administração da JBS e acionista da J&F, na cerimônia de assinatura.
Programa Acredita no Primeiro Passo
O programa Acredita no Primeiro Passo, instituído em 2024, promove a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico com foco especial em mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais ou ribeirinhas. Ele atua em três eixos principais: emprego, qualificação profissional e empreendedorismo.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome