Adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional ultrapassa 1,8 mil municípios

Foto: Lyon Santos / MDS

Mais 33 municípios brasileiros aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), totalizando 1.816 adesões à plataforma. A lista com as novas cidades integrantes foi divulgada, nesta quinta-feira (10.07), no Diário Oficial da União

O SISAN é um sistema público que tem o objetivo de formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do Brasil, por meio da integração dos esforços entre governo e sociedade civil. 

Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal já integram o sistema. Por meio dele, o município tem acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade compra com doação simultânea, participação na articulação das políticas públicas voltadas à segurança alimentar, apoio técnico e político para a implantação e aperfeiçoamento da gestão do sistema e dos planos de segurança alimentar e nutricional.

A adesão é voluntária e os gestores dos municípios interessados devem entrar em contato com a Secretaria Executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) do respectivo estado, que dará as orientações sobre os requisitos e a documentação necessária para a solicitação. O processo é acompanhado e validado pelo Conselho de Segurança Alimentar estadual.

As adesões são reflexo da contribuição dos municípios para a garantia do direito humano à alimentação adequada e à construção de uma política pública mais forte, participativa e intersetorial.

Saiba mais aqui

 Assessoria de Comunicação – MDS 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome