Inscrições abertas para bovinos e equinos na Expointer 2025
A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) já abriu as inscrições para criadores interessados em apresentar bovinos e equinos na 48ª Expointer, que será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O prazo para envio das inscrições vai até o dia 29 de julho, e os cadastros devem ser feitos por meio da área restrita do site da entidade, com login e senha.
Exigência de registro genealógico
A superintendente suplente de Registro Genealógico da ANC, Juliana Souza, destaca que só serão validadas as inscrições de animais que tiverem o registro genealógico liberado. Após o fim do período de inscrições e a aprovação do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), ligado ao Ministério da Agricultura, a ANC enviará os boletins de inscrição para o e-mail informado pelo expositor.
Condições específicas para bovinos
Para os bovinos, será aceita a inscrição de animais com registro provisório, mas para a entrada no parque será obrigatória a apresentação do registro individual provisório ou definitivo. Além disso, somente as raças Hereford e Aberdeen Angus terão cobrança de taxa de inscrição. As demais estarão isentas.
Documentos obrigatórios para acesso ao parque
Para garantir a entrada no Parque Assis Brasil, os criadores deverão portar:
- Cópia (impressa ou digital) do registro definitivo ou provisório dentro do prazo de validade
- Uma via do boletim de inscrição
- Atestados de aptidão reprodutiva, conforme a tabela de exigência específica para cada raça
As tabelas de categorias e demais critérios estão disponíveis no site da ANC.
Regras específicas por raça
- Hereford: obrigatória apresentação de laudo de DNA confirmando paternidade, enviado à Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB)
- Aberdeen Angus: animais com mais de 180 dias devem apresentar dados de desempenho genético
Orientações sanitárias
A ANC recomenda que os criadores entrem em contato com a Secretaria da Agricultura para obter informações detalhadas sobre exames e exigências sanitárias necessárias para participação no evento.
Expectativa positiva de participação
Juliana Souza demonstrou otimismo com a adesão dos criadores nesta edição da Expointer. “A feira é um dos principais palcos de visibilidade para a pecuária nacional, um local de negócios e, principalmente, um momento de valorização do trabalho dos criadores”, destacou.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio