13.6 C
Ponta Porã
quarta-feira, 15 de maio, 2024
InícioBrasil & MundoApós reunião com MPF, HU da UFGD coloca cinco novos leitos de...

Após reunião com MPF, HU da UFGD coloca cinco novos leitos de UTI em operação

Hospital se comprometeu ainda a treinar todos os médicos da unidade para prestar atendimento emergencial na UTI

Após reunião com o Ministério Público Federal (MPF), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) colocou em operação imediata cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda, se comprometeu a oferecer treinamento a todos os médicos do hospital para que tenham condições mínimas de prestar serviços, de forma temporária e emergencial, na condição de plantonistas de (UTI). Capacitar esses profissionais é imperativo para que novos equipamentos de UTI sejam colocados em funcionamento na unidade hospitalar.

No total, o HU passa a contar com 19 leitos de UTI, sendo 14 destinados ao atendimento de pacientes diagnosticados com covid-19 e cinco destinados ao atendimento de pacientes com outras doenças. Após a realização do treinamento, o hospital poderá envidar esforços para dar início à utilização de novos equipamentos, oriundos da Secretaria Estadual de Saúde e de doação proveniente da empresa JBS. O HU ressalta que, além do treinamento dos profissionais de saúde, outros fatores ainda precisam ser considerados antes do efetivo funcionamento dos equipamentos doados, como adequações técnicas.

A reunião foi realizada nesta terça-feira (30), em Dourados (MS). Pelo MPF, participou o procurador da República Luiz Eduardo de Souza Smaniotto, responsável pelo inquérito civil instaurado no mês de março para investigar as medidas adotadas pelo HU/UFGD para diagnóstico, isolamento, acompanhamento e tratamento de eventuais pacientes infectados pelo coronavírus. Representando o HU, participaram 11 profissionais da saúde, sendo 10 médicos e uma enfermeira; uma advogada e o superintendente, Luiz Augusto Freire Lopes.


Inquérito Civil 1.21.001.000172/2020-40