A Câmara dos Deputados tem promovido uma série de debates para analisar o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034). Na quarta, 13 de agosto, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), participou de audiência pública da Comissão Especial do PNE para discutir a aprendizagem de matemática como um eixo estruturante da política educacional.
A pasta foi representada pela coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB, Tereza Farias. Segundo ela, uma das dimensões que o MEC está olhando é o fortalecimento da governança e a pactuação de metas de aprendizagem. “A gente está olhando, tal qual o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no escopo do Compromisso Nacional Toda a Matemática, a apresentação de um diagnóstico para cada um dos estados observando como está a aprendizagem, as ofertas de formação, quais são os principais gargalos, e uma pactuação de metas, alguma progressão, para conseguirmos avançar”.
Farias também informou que o MEC apresentará um relatório consolidado de escuta nacional com os professores que ensinam matemática durante o 8º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, que acontecerá em setembro, na Universidade de Brasília (UnB).
“A gente vai ter que olhar para metas que são realistas, que são factíveis, mas que nos permitam sair do lugar que a gente está. Então, o MEC está comprometido com isso. A gente vai fazer estudo dos documentos que foram apresentados aqui, bem como acolher internamente para incorporar no conjunto de orientações, de documentos técnicos que a estamos promovendo e levando para as redes de ensino”, concluiu.
Participantes – Também participaram do debate Renan Ferreirinha, secretário municipal de educação do Rio de Janeiro; César Callegari, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); Kátia Stocco Smole, diretora do Instituto Reúna; Ernesto Martins Faria, diretor executivo da Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), e Patrícia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação