17.5 C
Ponta Porã
segunda-feira, 5 de outubro, 2026

Arthur Henrique é eleito governador de Roraima em primeiro turno com ampla maioria

Arthur Henrique (PL) garantiu a vitória na disputa pelo governo de Roraima neste domingo (4), sendo eleito ainda no primeiro turno das eleições. O candidato obteve 68,99% dos votos válidos, o que corresponde a 187.790 eleitores, conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A apuração, que até as 19h09 de domingo havia totalizado 86,31% das urnas no estado, mostrou Arthur Henrique com uma vantagem considerável sobre seus adversários. Soldado Sampaio, o segundo colocado, alcançou 29,43% dos votos.

Na sequência, a disputa para o governo de Roraima foi composta por Rosi Aires (PSOL), com 1,49% dos votos; Farah Mesquita (Solidariedade), com 0,06%; e Clébio Genuíno (PCO), que obteve 0,02% dos votos válidos.

A vitória em primeiro turno ocorre quando um candidato ultrapassa a marca de 50% dos votos válidos, dispensando a necessidade de um segundo turno para a definição do cargo de governador em Roraima.

Arthur Henrique, de 45 anos e natural de Boa Vista, possui uma trajetória política consolidada no estado. Ele já ocupou os cargos de vice-prefeito e secretário municipal na capital antes de ser eleito prefeito em 2020 e reeleito em 2024. Sua renúncia à prefeitura em abril deste ano abriu caminho para sua candidatura ao governo estadual.

Uma eleição suplementar realizada em junho deste ano já havia registrado a chapa de Arthur Henrique como a mais votada, com 60,87% dos votos válidos. Contudo, a candidatura enfrentou contestações judiciais devido ao não cumprimento do prazo de desincompatibilização, o que impediu a proclamação oficial do resultado pela Justiça Eleitoral na ocasião.

A necessidade da eleição suplementar surgiu após a cassação do mandato do ex-governador Edilson Damião pelo TSE. Damião havia assumido o posto de Antonio Denarium, que renunciou. A chapa de Damião foi condenada pelo TSE por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

A eleição para governador em Roraima aconteceu em paralelo à votação para presidente, senador e para os cargos de deputado federal e estadual.