14 C
Ponta Porã
sexta-feira, 19 de agosto, 2022
InícioEloir VieiraArtigo: Arrependimento

Artigo: Arrependimento

“Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (MT 4.17).

Arrependimento: Ação ou efeito de arrepender-se. Remorso ou mágoa por se ter cometido um mal. Ação de mudar de opinião ou de comportamento em relação ao que já aconteceu. Indignação por não ter viajado ou por ter ido em determinado lugar; por não ter feito algo quando deveria fazer ou por ter feito o que não deveria fazer. Sentimento de contrição ou rejeição, demonstrado pelo pecador, em relação aos seus pecados cometidos, colocando um fim, um basta nas práticas erradas contra Deus.

Deus sabe que os seres humanos são pecadores e que continuam pecando, por vezes involuntariamente ou sem perceber, sem querer, sem planejar; quando se dá conta, já pecou! Deus, que sonda os pensamentos e intenções do coração do homem, sabe como e porque comete pecados, se intencional ou involuntariamente. Deus é justiça!

Por ser incapaz de se salvar por causa do pecado, o homem precisa crer em Jesus Cristo, pedir que o salve, pois, somente Jesus tem esse poder e quer salvar a todos! O homem não precisa fazer sacrifícios nem pagar pela salvação; basta crer e confessar Jesus, clamando por salvação (Rm 10.9,10). Jesus manda se arrepender e crer no evangelho (Mc 1.15). É crendo que a pessoa é salva (Mc 16.16).

Jesus veio chamar os pecadores ao arrependimento: “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento” (Lc 5.32). Quem se arrepende pratica obras dignas de arrependimento (At 26.20). Os anjos festejam no céu, cada vez que um pecador se arrepende. Há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende (Lc 15.10). O pecador que não se arrepende, perece (Lc 13.3).

Um pecador arrependido, tem seu coração transformado e cheio da presença de Deus: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (AT 3.19). Se alguém pecar contra ele, e se arrepender, e pedir perdão, ele deve perdoar sempre (Lc 17.3,4).

As Boas Novas, ecoa por todo o mundo, para que os pecadores conheçam o evangelho da salvação e se arrependam dos seus pecados para receberem o perdão e a vida eterna: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (AT 17.30). “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2Pe 3.9).

Se você ainda não se arrependeu, não deixe para depois; o amanhã pode nunca chegar!

Por: Eloir Vieira

MAIS LIDAS