29 C
Ponta Porã
quinta-feira, 28 de março, 2024
InícioEloir VieiraArtigo: O Servo Vigilante

Artigo: O Servo Vigilante

Por: Eloir Vieira

“Bem-aventurado aquele servo a quem o Senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá” (Lc 12.43,44).

Todo servo de Cristo, trabalha na obra do Senhor, aguardando sua vinda a qualquer dia e hora: “Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe” (Lc 12.35,36).

Era assim, por parábolas, que o Senhor Jesus Cristo ensinava, sempre usando uma situação como exemplo. Neste caso, Jesus, ensinava seus discípulos, como deveriam esperar a sua vinda; comparou com um senhor que, ao deixar seus servos, cada um com suas tarefas, mandou que vigiassem e não fossem descuidados, mas esperassem vigilantes pela vinda do seu senhor, já que não sabiam o dia nem a hora da sua volta.

Jesus deu um exemplo sobre o dia da sua segunda vinda, comparando com a chegada de um ladrão: “Sabeis, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais” (Lc 12.39,40).

O cristão que acha que o Senhor Jesus demorará a vir, e por isso, poderá levar uma vida relaxadamente, está cometendo um grave erro! Jesus pode voltar subitamente sem aviso e surpreender seus servos: “Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis” (Lc 12.54,46).

O cristão que sabe o que tem que fazer e não faz, negligencia na obra; sabe que precisa se purificar dos seus pecados e não se purifica; sabe que tem que se preparar e não se prepara; e não espera Jesus voltar a qualquer momento, será disciplinado severamente naquele Dia: “E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites” (Lc 12.47).

A nossa preparação para a salvação, começa quando entregamos a nossa vida a Jesus; crendo e se arrependendo dos pecados. Você já entregou a sua vida a Cristo? Já confessou Jesus como seu único Salvador e Senhor? Quando foi isso? Onde? A partir do momento em que entregamos a nossa vida a Jesus, passamos a ser servos de Cristo. E como servos, temos trabalhos a realizar na obra do Reino de Deus. Quais são as obras que você já realizou ou está realizando?

Para o arrebatamento, Jesus não prometeu sinais, pelo contrário, disse que seria repentino e rápido, sem aviso: “Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mt 25.13); “Portanto, estai-vos também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais” (Lc 12.40).