31 C
Ponta Porã
sábado, 27 de abril, 2024
InícioEloir VieiraPara onde vão as Almas? Por Eloir Vieira

Para onde vão as Almas? Por Eloir Vieira

Por: Eloir Vieira

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec 12.7).

O ser humano é formado de três elementos: “espírito, alma e corpo” (1ª TS 5.23). Enquanto a pessoa vive fisicamente, esses três elementos estão unidos; no entanto, a Palavra de Deus revela distinção entre eles (1ªTs 5.23 e Hb 4.12). O corpo físico é natural, visível; alma e espírito são inaturais, invisíveis; Deus colocou espírito no corpo natural, tornando-o alma vivente: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn 2.7).

O espírito é o meio de comunicação do homem com Deus; quando recebemos o dom do Espírito Santo, Ele nos torna filhos de Deus: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). Recebemos o dom do Espírito Santo, quando cremos e confessamos Jesus Cristo como nosso único Salvador e Senhor (Rm 10.8-11). Geralmente isso acontece após o batismo nas águas (At 2.38 e 3.19).

O corpo natural nada sente! Quem sorri e chora, quem sente dor e emoções, quem sofre, fica triste, ou se alegra feliz é a alma. Quando a pessoa morre fisicamente, o corpo material não sente nada pois não há mais vida nele; então, se decompõe até desaparecer naturalmente, pois foi feito do pó da terra (Gn 2.7); e o espírito se integra novamente a Deus: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec 12.7).

O corpo sem vida não sente nada, isso prova que o que sente é a alma! O corpo inatural (alma e espírito), vive eternamente; enquanto o corpo físico é passageiro como a erva, como uma folha que seca e desaparece. Por isso, a Palavra de Deus, nos ensina que a alma é mais importante que o corpo. Vale muito mais a alma do que o corpo! Disse Jesus: “Pois que aproveita ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma?” (Mc 8.36,37).

De nada adianta tentar prolongar os dias na terra e buscar saúde perfeita. Os dias são contados e só o Criador nos mantem vivos e com saúde; mas o corpo natural envelhece e morre para nunca mais voltar! Por essa razão, o nosso foco tem que ser Deus nosso Criador e Salvador! Melhor viver humildemente aceitando o pouco com Deus, do que focar nas coisas perecíveis e perder a vida eterna! Disse Jesus: “Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará” (Mc 8.35). Você ama Jesus e seu evangelho?

Quem morre sem Deus, vai para o tormento eterno no inferno, e não haverá chance de sair de lá; e quem morre com Deus, os anjos levam sua alma para um lugar de paz e consolação (LC 16.22-26). A salvação é de graça, mas é preciso crer e se arrepender!