A Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), coordena o 1º Diálogo Brasil-Moçambique, que tem como objetivo de estreitar os laços institucionais e acelerar o cumprimento da Agenda 2030. Entre os dias 12 e 15 de janeiro, uma delegação do Ministério de Planejamento e Desenvolvimento Territorial (MPDT) de Moçambique vem ao Brasil para cumprir agenda de estudos em Brasília para o fortalecimento da implementação, monitoramento e produção de relatórios sobre os avanços dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com foco no Relatório Nacional Voluntário (RNV) de 2026, o Diálogo visa, principalmente, o aprimoramento de metodologias para a elaboração do Relatório de Moçambique, além de planejar futuros ciclos de revisões nacionais e locais. A missão busca identificar ferramentas digitais e sistemas de informação que possam ser aplicados na análise do progresso dos ODS no país africano.
Com uma agenda de imersão técnica, a programação prevê encontros com as entidades de referência do Brasil em produção de dados e articulação multissetorial. Na segunda-feira, 12, as atividades iniciam no Ipea, com foco na nacionalização das metas dos ODS, seguidas por uma visita ao IBGE para análise de indicadores estatísticos da Agenda 2030.
Na terça-feira,13, a delegação conhecerá o painel de monitoramento do ODS 6, que trata sobre água potável e saneamento, na Agência Nacional de Águas (ANA). À tarde, o encontro será na Casa da ONU, com representantes do PNUD e da sociedade civil brasileira, para discutir mecanismos de coordenação e participação social.
A quarta-feira, 14, será dedicada à partilha de procedimentos com o setor privado na sede da CNODS, seguido por uma visita à Fiocruz para conhecer a sala de situação de projetos científicos. O encerramento do dia ocorrerá na Caixa Econômica Federal, abordando metodologias de envolvimento de instituições bancárias no desenvolvimento sustentável.
A missão finaliza na quinta-feira, 15, com visitas à ENAP, para conhecer a iniciativa “Holofote”, ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). A expectativa, ao final da jornada, é que a rede de cooperação entre as instituições brasileiras e moçambicanas esteja consolidada e com um relatório técnico pronto para guiar o processo do RNV 2026 em Moçambique. Esta iniciativa reafirma o compromisso de ambos os países com o desenvolvimento global sustentável e a troca mútua de conhecimentos técnicos.
Confira a programação completa clicando no link abaixo.
Fonte: Secretaria-Geral

