Baixa umidade do ar coloca MS em alerta para riscos à saúde e de incêndios

Helder Carvalho, Jornal Midiamax

A umidade do ar varia de 20 a 30% em 60 cidades.

Sem sinal de chuva, Mato Grosso do Sul enfrenta mais um dia de baixa umidade relativa do ar. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de risco à saúde e de incêndios, nesta segunda-feira (21), pela condição de tempo seco.

O alerta segue vigente das 9h22 às 22h desta segunda-feira, com exceção da região sul do Estado. A condição é de perigo potencial para problemas de saúde e incêndios florestais. A umidade do ar varia de 20 a 30% em 60 cidades.

Portanto, a principal recomendação é manter a hidratação, ingerir bastante líquido. Também é ideal evitar exposição ao sol e desgaste físico nos horários mais quentes.

inmet
Alerta de baixa umidade em grande parte do Estado (Inmet)

Tempo seco

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que a atuação de um sistema de alta pressão pós-frontal inibe a formação de nuvens e a ocorrência de precipitações, mantendo o tempo firme em todas as regiões do Estado.

A presença de ar seco contribui para a redução dos índices de umidade relativa do ar, especialmente durante as tardes, com valores oscilando entre 15% e 35%, configurando estado de atenção para baixa umidade.

No último domingo (20), o monitoramento identificou a baixa umidade em Sonora (23%), Três Lagoas (23%), Nhumirim/Nhecolândia (24%), Bataguassu (25%), Aquidauana (25%) e Corumbá (25%).

Baixa umidade do ar coloca MS em alerta para riscos à saúde e de incêndios

Fonte: Midiamax