As seleções brasileiras de futsal, feminina e masculina, fizeram história ao alcançarem as finais do Campeonato Mundial de Futsal de Surdos de 2025, realizado em Montesilvano, na Itália. É a primeira vez que ambas as equipes chegam juntas à fase decisiva da competição.
A equipe masculina conquistou o vice-campeonato após ser derrotada na final pelo Irã, por 2 a 0, nesta sexta-feira (27). Essa foi a primeira vez na história que a seleção masculina alcançou uma final de campeonato mundial.
Já a equipe feminina, campeã mundial em 2019, disputou a grande final na quinta-feira (26) e foi superada pela Espanha em uma partida emocionante, com placar de 6 a 5.
“O que esses atletas estão fazendo é maior do que qualquer resultado. Eles estão rompendo barreiras, enfrentando o silêncio da falta de investimento, da pouca visibilidade específica para o surdodesporto. Precisamos falar sobre isso. Precisamos apoiar esses heróis”, afirmou a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen.
O Ministério do Esporte tem apoiado a CBDS, incluindo atletas surdos nos editais do programa Bolsa Atleta. No edital deste ano, 99 atletas de futsal da Confederação são contemplados pelo programa do Governo Federal.A Secretaria Nacional do Paradesporto também tem formalizado parcerias com a CBDS, por meio de termos de fomento. Em 2024, o aporte foi de quase R$ 850 mil, destinados à realização de competições e ao apoio à participação de delegações nacionais em eventos internacionais.
Ao final das disputas, a Confederação anunciou que o Campeonato Mundial de Futsal de Surdos de 2026 será realizado no Brasil.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte