Brasil conquista mais quatro ouros, e segue na liderança do quadro de medalhas do Pan Júnior 2025

Foto: Divulgação/CBRu

Neste domingo (17), nono dia de competições dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção 2025, o Time Brasil conquistou mais oito medalhas, sendo quatro ouros, uma prata e três bronzes. No total, a seleção subiu ao pódio 118 vezes no campeonato, seguindo na liderança isolada do quadro de medalhas.

Do total de brasileiros, 284 têm o programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte como parte da sua trajetória esportiva. O valor investido pelo Governo Federal ultrapassa a casa dos R$ 16 milhões. 

Rugby 7 – um ouro

A equipe feminina de Rugby 7 conquistou uma histórica medalha de ouro após vencer os Estados Unidos por 17×7. Na semifinal, que também ocorreu no domingo, as Yaras derrotaram o Canadá por 12 a 7 de virada.

Ainda na fase de grupos, a seleção derrotou o México por 46×0 e, logo após, depois, venceram o time da casa, o Paraguai, por 57×0. A única derrota sofrida foi contra os Estados Unidos, na fase de grupos, por 19×5.

Com o ouro, a seleção conquistou a vaga no Pan de Lima 2027.

Vela – um ouro e um bronze

A primeira medalha do dia veio com o Lucas Fonseca na Fórmula kitesurf. O brasileiro venceu todas as quatro regatas disputadas e acumulou apenas quatro faltas, garantindo o ouro e a classificação para o Pan-Americano Lima 2027. Ele é integrante da categoria Pódio do Bolsa Atleta.

Na classe Ilca 7, Gustavo Kiessling conquistou a medalha de bronze após terminar as 5 regatas disputadas com 15 pontos. O brasileiro somou 26 pontos, mas descartou 11. Ele é beneficiado na categoria Internacional do programa de patrocínio público do Governo Federal.

Maratona aquática – um ouro, uma prata e um bronze

Na maratona aquática, o Brasil subiu ao pódio três vezes para buscar um ouro, uma prata e um bronze.

Cibelle Jungblut foi a campeã da prova de 10km, garantindo o ouro com o tempo de 2h01min14s7. Além da medalha, a brasileira conquistou a vaga para o Pan de Lima 2027. 

Na prova masculina de 10km, teve dobradinha brasileira no pódio: Matheus Melecchi – que faz parte da categoria Internacional do Bolsa Atleta – conquistou a prata com o tempo de 1h50min05s7, seguido por Leonardo Macedo, medalhista de bronze, que completou a disputa em 1h53min03s3. O ouro ficou com o mexicano Paulo Strehlke, que venceu com 1h50min01s5.

Taekwondo – um ouro

O taekwondo conquistou mais uma medalha: a de ouro na disputa por equipes mistas. Camilly Gosch (categoria Nacional), Matheus Gilliard (categoria Internacional) e Henrique Marques subiram no lugar mais alto do pódio após derrotar a Colômbia por 2×0 (29/13 e 14/12) na final. Na semifinal, a equipe venceu o México pelo mesmo placar (28/23 e 58/13).

Tênis de mesa – um bronze

No tênis de mesa, o Brasil conquistou uma medalha de bronze nas duplas mistas. A equipe formada por Felipe Doti e Karina Senaga perdeu a semifinal contra a equipe porto-riquenha por 3 sets a 0, e encerraram a competição de duplas com a medalha de bronze.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte, com informações do COB

Fonte: Ministério do Esporte