O Ministério dos Transportes, por meio da Infra S.A., assina, nesta segunda-feira (7), um memorando com a China para realização de pesquisa e planejamento sobre um sistema de transporte integrado no Brasil. O objetivo é impulsionar a participação da China no setor de transporte ferroviário e promover a integração logística entre os dois países para conectar o Brasil ao Porto de Chancay, no Peru.
O eixo analisado poderá se tornar a espinha dorsal de uma nova rota bioceânica, reposicionando o Brasil no comércio internacional e trazendo vantagens para as exportações à Ásia.
O acordo, firmado entre o Governo Federal e a China Railway Economic and Planning Research Institute Co., Ltd., braço estratégico do China State Railway Group, maior empresa ferroviária pública do mundo, prevê a parceria entre equipes brasileiras e chinesas, no sentido de aprofundar uma pesquisa estruturante sobre a estrutura logística nacional, com foco na intermodalidade e na sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Participam ainda do evento representantes da Casa Civil, do Ministério do Planejamento, da Infra S.A. e da Embaixada da China no Brasil.
Cobertura de imprensa
Não é necessário credenciamento prévio para jornalistas interessados na cobertura do evento. A cerimônia será transmitida pelo canal do Ministério dos Transportes no YouTube.
Serviço
Assinatura de memorando sobre sistema de transporte integrado entre Brasil e China
Data: Segunda-feira, 7 de julho
Horário: 9h
Local: Sala Interativa do Ministério dos Transportes – Bloco R, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes