Brasil participa do Fórum Mundial de Desenvolvimento da Juventude

“O Fórum Mundial de Desenvolvimento da Juventude é uma oportunidade para debater políticas públicas direcionadas à juventude e para a construção coletiva de soluções aos desafios globais”. A afirmação é da secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Jessy Dayane, que representa o Brasil no fórum realizado na de Suzhou, na China, de 14 a 17 deste mês.

Com o tema “Despertar o Potencial Jovem para o Desenvolvimento Global”, o Fórum Mundial de Desenvolvimento da Juventude 2025 (PMAJ) é organizado pela Federação de Toda Juventude da China, órgão do governo chinês responsável pelas políticas públicas de juventude no país, com o apoio das Nações Unidas.

O evento reúne delegados jovens de diversos países do mundo, visando apresentar suas visões, recomendações e ações voltadas à promoção do desenvolvimento global. A proposta do fórum é contribuir na reflexão sobre o andamento no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o potencial dos jovens para promover mudanças necessárias nesse contexto.

Desde 2022, o PMAJ vem sendo promovido como uma plataforma multilateral de diálogo entre formuladores de políticas, organizações juvenis, movimentos estudantis e demais atores globais, visando priorizar o desenvolvimento juvenil na agenda internacional e incentivar ações juvenis na implementação da Agenda 2030. A cada ano, cerca de 2.000 participantes de mais de 100 países debatem interesses comuns, estabelecem parcerias e catalisam ações conjuntas.

O evento está dividido nos seguintes temas: 1. Consumo Verde e Desenvolvimento Sustentável; 2. Inteligência Artificial e Inovação Científica e Tecnológica; e 3. Proteção e Transmissão do Patrimônio Cultural.

Na cerimônia de abertura, participaram doze ministros da juventude, líderes de organizações juvenis e líderes de organizações internacionais. Para a representante do Brasil, Jessy Dayane, ao promover a troca de conhecimentos e melhores práticas, o Fórum reforça a necessidade de colocar a agenda jovem como prioridade nas esferas nacional e internacional. “Nosso desafio é pensar o desenvolvimento mundial com uma perspectiva sustentável, justa e igualitária para as juventudes”, explica a secretária adjunta de Juventude.

Entre as 100 ações de excelência do plano de ação para o desenvolvimento global da juventude 2025, apresentadas no fórum, estão os programas brasileiros Pé-de-Meia; Firma – Fomento à Integração Regional e Mobilização de Atores Jovens; Alimentação Escolar – PNAE, e Digitalização Pública Municipal.

Fonte: Secretaria-Geral