Governo Lula participa de reunião da ONU sobre Venezuela nesta segunda-feira (5); Celac também cogita encontro.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (5) de uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a Venezuela. O encontro está previsto para o período da manhã.
Uma reunião ministerial da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) também é cogitada para este domingo (4), por volta das 14h (horário de Brasília), como informou neste sábado (3) a ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.
Maria Laura, que é secretária-geral do Itamaraty, ainda afirmou, no início da noite, que o Brasil considera a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, como o governo oficial do país.
Integrantes do governo Lula reuniram-se ao menos duas vezes de forma emergencial neste sábado para discutir a situação na Venezuela, após a captura e prisão do ditador Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.
O segundo encontro terminou entre o fim da tarde e o início da noite.
Após o término, o ministro da Defesa, José Múcio, e Maria Laura deram declarações à imprensa. A primeira reunião ocorreu pela manhã.
Contato com EUA
Questionada sobre eventual conversa entre Brasil e EUA, a ministra substituta do Itamaraty destacou que ocorrerá “se a ocasião aparecer”.
“Não cabe a nós”, completou, ao afirmar que deve haver contato durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Segundo Maria Laura, a posição brasileira sobre a situação será apresentada no encontro. O governo seguirá posicionamento divulgado por Lula nesta manhã.
“O Brasil continua sendo a favor do direito internacional, que é a posição tradicional brasileira contra qualquer tipo de invasão territorial, pela soberania dos países. O que está na declaração do presidente de hoje de manhã continua sendo a posição do Brasil, que será também apresentada na reunião do Conselho de Segurança”, destacou.
‘Administração’ americana na Venezuela
Maria Laura informou, ainda, que o Brasil considera a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, como o governo oficial do país.
Em relação à gestão dos EUA na Venezuela — como informada por Trump mais cedo —, a ministra substituta afirmou ser necessário “esperar e ver como vai se desenrolar”.
“Acho que a reunião no conselho de Segurança da ONU e as reuniões que vão acontecer daqui para a frente poderão deixar isso mais claro”, destacou.
Fonte: R7


