21.7 C
Ponta Porã
sexta-feira, 26 de abril, 2024
InícioSem categoriaCampanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 23 de maio

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 23 de maio

11/05/2014 07h10

Com menos de 50% da meta, Saúde de Ponta Porã fará vacinação itinerante

Divulgação (TP)_Assessoria

A campanha de vacinação contra a gripe em todo o país foi prorrogada até o dia 23 de maio. Em Ponta Porã, a vacina está disponível em todos ospostos de saúde (exceto da Vila Áurea), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A cidade segue a estratégia nacional. O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (8) que a campanha de vacinação contra a gripe seria prorrogada em todo o país, já que a data de encerramento estava prevista para esta sexta-feira (9).

Até esta sexta, mais de 19.700 pessoas tinham se vacinado contra a doença na cidade e na zona rural, o que representa pouco mais de 46% da meta estabelecida. O objetivo é atingir 80% do grupo prioritário para a imunização, de 39 mil pessoas.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foram aplicadas, entre os dias 22 de abril e 8 de maio, 3.031 doses em idosos (+ de 60 anos), 99 em indígenas,70 em puérperas, 42 em gestantes, 312 em técnicos da saúde e 2.369 em crianças. A meta é vacinar 2,5 milhões de pessoas durante a campanha.

O objetivo é reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença nas pessoas de 60 anos ou mais de idade, profissionais da saúde, gestantes, população indígena, crianças na faixa etária de 6 meses e menor que 5 anos, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) e quem tem doenças crônicas.

ITINERANTE

A ausência das pessoas alvo da vacinação nos postos de saúde preocupa o secretário municipal de Saúde, Eduardo Rodrigues. Por isso, ele determinou a seleção de equipes, que farão a vacinação itinerante, começando pelas escolas públicas. Depois, a imunização poderá ser levada a igrejas e instituições, para que as metas sejam atingidas. Ele destaca que a população precisa ter consciência de que a vacina é importante para que, principalmente os grupos de risco, já mencionados, seja imunizados contra a doença.

A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 meses a 5 anos devem receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Medidas simples como lavar as mãos com frequência ajudam a evitar o contágio.

Postos de Ponta Porã estão vacinando contra a gripe