Capacitação forma gestores para transformar recursos da Lei de Incentivo em projetos esportivos

Projeto Formando Campeões. Foto: Mariana Raphael/MEsp

O Ministério do Esporte e o Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC) promovem, de 4 a 5 de agosto, em Brasília (DF), o Capacita, iniciativa que percorre o país para capacitar gestores dos setores público e privado na elaboração, captação e execução de projetos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento, com expectativa de reunir 350 participantes, será realizado na Asa Auditorium, Setor de Indústrias Gráficas Sul, Ed. Capital Financial Center – Bloco C.

Segundo o IDEC, todos os anos as empresas, por meio de benefício fiscal, disponibilizam mais de R$ 1 bilhão para apoiar projetos esportivos em todo o país. No entanto, grande parte desse montante não é aproveitada por falta de projetos adequados. Neste mês, o Senado aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar 234/24, que torna a Lei de Incentivo ao Esporte uma política permanente de Estado. Ampliar o acesso e aumentar o número de pessoas beneficiadas é um dos objetivos da capacitação.

É o que afirma Carolinne Gomes, diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte. “Essa iniciativa tem como objetivo orientar instituições e pessoas interessadas em conhecer e utilizar a Lei de Incentivo ao Esporte de forma segura e eficiente. A capacitação é uma oportunidade valiosa para fortalecer projetos, ampliar o alcance da política pública e promover a descentralização da Lei de Incentivo ao Esporte em todo o território nacional. Fico muito feliz em contribuir para o fortalecimento dessa importante ferramenta democrática de fomento, acessível a todo o Brasil.”

As aulas do Capacita vão apresentar todo o processo de um projeto que busca ser beneficiado pela Lei de Incentivo: desde a concepção e captação até a execução, indicando caminhos e boas práticas de gestão, com orientações para garantir uma entrega sem pendências, especialmente na prestação de contas.

A metodologia combina aulas expositivas, atividades práticas, dinâmicas de grupo e seminários com especialistas do setor. Cada etapa do Capacita será dividida em dois momentos: 16 horas de conteúdo presencial distribuído em dois dias e mais oito horas em formato a distância. O curso busca oferecer ferramentas práticas, insights estratégicos e uma rede de contatos para que os participantes realizem uma gestão eficaz de projetos, impulsionando iniciativas em seus territórios.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Fonte: Ministério do Esporte