Lançada para facilitar o acesso de trabalhadores, trabalhadoras e empresas aos serviços do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a assistente virtual CeLesTe registrou 63.233 interações em pouco mais de um mês de funcionamento. De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/MTE), entre 30 de outubro e 16 de dezembro, a ferramenta atendeu, em média, 1.317 usuários por dia, alcançando pico de 3.228 acessos em 25 de novembro.
A funcionalidade “Falar com a Assistente Virtual” foi a mais procurada entre os seis principais serviços oferecidos pela CeLesTe, somando 43.220 acessos. Outros serviços que se destacaram foram o “Registro de manifestações” (6.482 acessos), que permite registrar reclamações, sugestões, solicitações, elogios ou denúncias, e a “Plataforma Facilita” (5.925 acessos), ferramenta lançada recentemente que funciona como canal direto entre a população e o Ministério para a resolução de demandas de trabalhadores e empresas.
A assistente virtual também permite que cidadãos e cidadãs consultem serviços, documentos disponíveis no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e legislações relacionadas ao Trabalho e Emprego. Entre os temas mais procurados estão os benefícios trabalhistas, como Seguro-Desemprego, Abono Salarial e FGTS Digital, que lideram as buscas na plataforma.
Melhorias
Para assegurar a melhoria contínua do serviço, o Ministério do Trabalho e Emprego tem realizado ajustes no código da ferramenta, com suporte do Serpro, além de aprimorar a interpretação de saudações e disponibilizar uma pesquisa de satisfação ao final de cada atendimento.
Desenvolvida com tecnologia de inteligência artificial (IA), a CeLesTe está disponível 24 horas por dia. O acesso pode ser feito por meio do ícone localizado no canto inferior direito do site oficial do Ministério do Trabalho e Emprego.

