Brasília (DF), 5/3/2026 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão vinculado ao Ministério da Defesa (MD), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou, no dia 4/3, um treinamento técnico-operacional para capacitar servidores no uso do “Sipam Mar”. Primeiro sistema brasileiro desenvolvido para detecção e simulação da dispersão de manchas de óleo no mar, a iniciativa reforça o monitoramento ambiental da Amazônia Azul.
O treinamento ocorreu na sede do Censipam, em Brasília (DF), e reuniu especialistas das áreas de monitoramento ambiental, tecnologia da informação e gestão institucional, além de pesquisadores da UFBA.
Segundo o coordenador do projeto, professor André Telles da Cunha Lima (UFBA), o “Sipam Mar” representa um marco tecnológico para o país. “Trata-se do primeiro sistema 100% nacional desenvolvido para esse tipo de detecção. A única etapa que depende de fontes externas é o acesso a dados internacionais necessários para a identificação das manchas”, explicou.
O pesquisador Carlos Alessandre Domingos Lentini, também da UFBA, destacou que o sistema utiliza modelos matemáticos avançados e algoritmos neurais exclusivos para classificar manchas de óleo em imagens de radar. A solução combina inteligência artificial e modelos computacionais sofisticados voltados especificamente ao monitoramento ambiental marinho.
A coordenadora-geral de monitoramento ambiental do Censipam, Edileuza de Melo Nogueira, ressaltou que a tecnologia permitirá maior agilidade em situações de emergência. “O sistema fornecerá dados em tempo real, facilitando o monitoramento por instituições ambientais e pela Marinha. Isso possibilitará decisões rápidas e embasadas em casos de derramamentos de óleo”, afirmou.
A equipe envolvida no projeto reforça que a ferramenta poderá ser decisiva em futuros episódios de contaminação marinha, ampliando a capacidade de detecção precoce e resposta rápida a emergências ambientais.
A atividade também permitiu avaliar ajustes técnicos necessários para a plena integração do sistema à infraestrutura tecnológica do Censipam. A entrega final do projeto está prevista para o fim de 2026.
Por Censipam
Fotos: Censipam
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 2023-5321
Fonte: Ministério da Defesa


