Chuvas elevam nível do Rio Formoso e balneário de fecha

Divulgação/Prefeitura de Bonito

Esse aumento compromete diretamente a visibilidade no rio, impactando principalmente atividades de pesca, navegação e banho

O Balneário Municipal de Bonito, foi fechado temporariamente nesta segunda-feira (28) devido à elevação do nível do Rio Formoso e à turbidez da água provocada pelas fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias.

O atrativo está fechado desde sexta-feira (25), conforme informou o prefeito Josmail Rodrigues (PSDB). Segundo ele, foram três dias de chuvas intensas na cidade. “Só na noite de ontem para hoje choveu entre 45 mm e 50 mm”, disse. No domingo (27), o local também permaneceu fechado para visitação.

De acordo com dados registrados pela Prefeitura na última quinta-feira (24), o Rio Formoso apresentava fluxo vertical de 2,60 metros por segundo, horizontal de 1,60 metro por segundo e a régua marcava 1,15 metro.

Entretanto, no mesmo dia, a medição do nível da água já indicava 132 centímetros (1,32 metro), o que supera o nível ideal de 1,20 metro estabelecido pelo SGS (Sistema de Gerenciamento de Segurança).

Chuvas elevam nível do Rio Formoso e balneário de fecha
Medição do nível da água já indicava 132 centímetros (1,32 metro), o que supera o nível ideal de 1,20 metro estabelecido pelo SGS (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito)

Esse aumento compromete diretamente a visibilidade no rio, impactando principalmente atividades de pesca, navegação e banho, já que a água turva impede a prática segura dessas atividades.

Segundo o prefeito, ainda não há previsão para a reabertura do balneário. “Se parar de chover por dois ou três dias, a gente consegue liberar. Depende muito do tempo”, explicou Josmail.

O volume de chuva já ultrapassa em muito a média histórica para o mês. Conforme o Climatempo, até este domingo (28) já choveu 203 mm em Bonito, o que representa 178% da média normal de abril, que costuma ser de 114 mm. Para esta segunda-feira, a probabilidade de novas chuvas na cidade é de 85%.

Fonte: Campograndenews