Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), com 80 vagas de nível médio para o cargo de Técnico em Atividades de Mineração na Agência Nacional de Mineração (ANM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). O processo seletivo é realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O concurso faz parte dos esforços conduzidos pelo MME para fortalecer o quadro funcional da ANM e manter a capacidade de fiscalização e resposta da agência. Além da abertura das vagas, o plano estruturante do MME envolve a valorização das carreiras da ANM – incluindo reajuste salarial e a readequação do quadro de cargos – e apoio a medidas de modernização da regulamentação e dos sistemas digitais na Agência.
Conforme o edital, a remuneração inicial para o cargo da ANM é R$ 8.053,32 e a jornada é de 40 horas semanais. Os candidatos devem ter formação técnica em Mineração, Geologia ou Atividades de Mineração, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
As vagas são para todas as regiões do país, com oportunidades para áreas como Geoprocessamento e especialidades em Mineração. Do total, 56 vagas são destinadas à ampla concorrência, 16 para candidatos negros e 8 para pessoas com deficiência.
As provas objetivas do CNU serão aplicadas em 5 de outubro e a prova discursiva está prevista para 7 de dezembro de 2025, em 228 municípios. As inscrições vão até 20 de julho, pelo site da FGV (acesse aqui).
*Com informações da ANM
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn