22.5 C
Ponta Porã
sexta-feira, 26 de abril, 2024
InícioNotíciasArtigo: Seguindo Jesus em suas tentações

Artigo: Seguindo Jesus em suas tentações

13/03/2018 15h50

Pr. Oziel Gustavo Marian

Tentações são atrativos, coisas legais, divertidas e prazerosas que tendem a nos afastar de Deus. Mas é importante dizer que nem todas as coisas atrativas, legais, divertidas e prazerosas nos afastam de Deus. Por isso, é preciso discernimento e cautela para não viver num legalismo doentio, ou num outro extremo, viver num liberalismo doentio. Também é importante saber, que a tentação não é pecado, ceder à tentação é que é pecado. Jesus foi tentado, mas não pecou (Mt 4.1-11). Mas isto não quer dizer que podemos brincar com o pecado.

O sucesso da tentação reside no fato de sua oferta não parecer pecado. Caso contrário seria muito fácil de evitar. Quem tem medo de barata, não fica brincando com elas, ou seja, se o pecado ficasse muito evidente, talvez não o cometeríamos. O fruto oferecido a Adão e Eva não era horripilante, pelo contrário, lhes parecia agradável aos olhos e ao paladar.

A tentação é uma espécie de prova para testar nossa fidelidade a Deus, mas não é Deus quem nos tenta; é seu inimigo, o diabo. Todos nós, em vários momentos de nossa caminhada, iremos enfrentar a tentação. Jesus a enfrentou! Quem somos nós para achar que talvez sejamos poupados? Quais são as tuas tentações? Quais são as tuas lutas? Você tem resistido a elas, ou cede sem culpa e sem vergonha? Você segue Adão e Eva, ou segue Jesus?

É verdade que as vezes as pessoas não percebem que estão sendo tentados. Humanamente falando é bastante difícil identificar a tentação e o pecado, principalmente hoje, quando o relativismo, o hedonismo, o liberalismo e outros ismos querem ditar as regras da vida. Mas quero dar duas dicas importantes para lidar com as tentações:

Primeira – prestem atenção nos sinais de alerta. Quando as coisas que nos afastam de Deus começam a ficar mais atraentes do que as coisas que nos aproximam de Deus. Quando começamos a ter tempo para muitas coisas, menos para alimentar a fé e ter comunhão com irmãos na fé. São sinais de que a tentação está ganhando, ou que talvez já tenhamos sucumbido a ela. Mas lembre-se, Deus não quer a nossa condenação, por isso ele sempre nos dá a chance para mudar a trajetória.

Segunda dica – identificar uma tentação e resistir a ela é obra do Espírito Santo. É ele quem vai nos dar discernimento e forças para resistir. Mas lembre-se que o Espírito Santo não age apenas de forma sobrenatural, por meio de sonhos, visões, revelações ou por meio da consciência. Ele age também por meio de pessoas e por meio das escrituras, então, dê atenção a elas.

Pr. Oziel Gustavo Marian

Igreja Evangélica Luterana

Rua Clodomiro Novaes, 182, Ponta Porã-MS.

Telefone 67-3431-0311 – Whatsapp 67-99811-1515

Artigo: Seguindo Jesus em suas tentações

Artigo: Seguindo Jesus em suas tentações