14.2 C
Ponta Porã
quinta-feira, 18 de abril, 2024
InícioSaúdeCovid 19Com agravamento, Prefeitura de Ponta Porã estuda aperto nas medidas de restrições...

Com agravamento, Prefeitura de Ponta Porã estuda aperto nas medidas de restrições para diminuir o covid-19

Falando a respeito da situação em que o País, estado e cidade de Ponta Porã está vivendo neste momento em que a pandemia do Covid-19, em sua terceira onda está deixando mais pessoas doentes e as clinicas médicas respiratória e UTIs cheias novamente, é pensamento de todos que os órgãos públicos devem tomar uma decisão mais dura para reverter essa situação.

Na nossa região, a cidade de Dourados está adotando o lockdown e outras cidades estão com o seus órgãos públicos e o comércio trabalhando das 5 as 16 horas, outros das 5 as 20 horas.

No Paraguai, somente ontem, segunda-feira (31/05), foram processados 8.400 mostras, das quais 2.696 casos deram resultado positivo, com 103 casos de novos falecimentos, chegando a um total 9.186 em todo o território paraguaio e nas UTIs  590 pacientes internados, chegando a soma total de 292.715 pacientes desde o inicio da pandemia em 2020.

Em Ponta Porã, o Boletim Epidemiológico do covid-19 trás a situação de ontem, 31 de maio, onde foram contabilizados que 190 pontaporanenses perderam a batalha para o Civid-19,  seis somente ontem na data de 31 de maio. 286 novos casos, 40 pacientes na UTI, 38 de Ponta Porã e 2 de fora, 19 na clinica médica, sendo 18 da cidade e 2 de fora e 288 pessoas no aguardo dos  resultados, sendo 264 em casa.

Baseado nesses resultados, a reportagem do site Pontaporainforma entrou em contato com pessoas ligadas ao setor da saúde e na opinião dessas pessoas o prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) deveria adotar algumas medidas mais rigidas que também estão sendo adotadas em outras cidades.

Segundo informações, as equipes técnicas da prefeitura de Ponta Porã estão avaliando, dentre outras medidas as seguintes:

. redução do horário de funcionamento do comércio;

. imposição de lei seca durante os final de semana para evitar aglomeração em bares e restaurantes;

. Toque de recolher entre às 20  às 05 horas

. redução do horário de funcionamento de restaurantes, conveniências, lanchonetes, cafés e estabelecimento congêneres de alimentação

. limitar o horário de Serviços de entregas a domicílio (Delivery)

. Suspender o funcionamento de bares, conveniências de bebidas, boates, discotecas, danceterias, casas de shows e estabelecimentos congêneres;

. Suspensão das aulas presenciais em escolas, faculdades, cursos de qualquer natureza, incluindo-se de idiomas, tanto públicos quanto privados;

. Suspensão do funcionamento de academias, centros de ginástica, de lutas de qualquer espécie, estabelecimento de condicionamento físicos e similares, sendo vedado o acesso de público nesses locais.

. Suspensão das atividades de estabelecimentos privados de acesso coletivo, clubes recreativos e desportivos, cinemas, bibliotecas, parques de diversões e parques públicos.

. reduzir a capacidade do Transporte coletivo urbano

. estuda-se um critério para funcionamento de igrejas e templos

Se as medidas foram adotadas, tem que se estabelecer também o prazo em que essas medidas estarão sendo colocadas prática.

Sabe-se que um novo decreto será assinado essa semana, resta saber o teor desse decreto.