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segunda-feira, 29 de abril, 2024
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Com apoio do Programa A União Faz a Vida, escola lança livro sobre plantas medicinais

Estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Mbo’Eroy Jeguaka Poty – Cocar de Flores, da Reserva Indígena Guaimbé Pery, localizada no município de Laguna Carapã, desenvolveram ao longo de 2023 o projeto pedagógico Pohã, de valorização da cultura e das tradições Guarani/Kaiowá. Como resultado da proposta, foi produzido um livro paradidático sobre plantas medicinais. O lançamento oficial aconteceu no dia 18 de março.

O projeto integrou as ações pedagógicas do Programa A União Faz a Vida (PUFV), desenvolvido na escola desde o ano passado, e conduzido pela professora Melissa Gabriela Eleoterios. A atividade é um exemplo de como a educação, quando integrada à cultura e ao ambiente local, pode gerar impactos significativos. Toda a confecção da obra foi viabilizada pela Sicredi Centro-Sul MS/BA.

A coordenadora pedagógica da escola, Geraldina Pinheiro da Luz, escreveu o prefácio do livro e disse que os estudantes não adquiriram apenas conhecimentos valiosos sobre o poder curativo das plantas, mas também fortaleceram as conexões com suas raízes culturais e com o meio ambiente que os cercam. “As vozes dos estudantes ressoam com a sabedoria ancestral, compartilhando não apenas informações botânicas, mas também histórias, experiências e um profundo respeito pela natureza”, escreveu.

O livro

O livro traz a catalogação de 16 plantas medicinais e frutas existentes na Reserva Indígena de Guaimbé Pery, escrito na Língua Materna e na Língua Portuguesa, incluindo o nome científico, descrição, parte usada, propriedades medicinais, indicações terapêuticas, modo de preparo, posologia, precauções e local de ocorrência. Entre as plantas estão o alecrim, a babosa, o boldo, a cancorosa, a salva, ipê roxo, hortelã e a terramicina. Já entre as frutas, estão o abacate, acerola, amora, goiaba, jatobá, laranja, limão e manga.

Os livros foram distribuídos na própria escola. Segundo a coordenadora pedagógica, a ideia é dar continuidade ao projeto Pohã na escola neste ano de 2024, com produção de material didático na língua Guarani/Kaiowá.