
Oeiras do Pará (PA) – Quilômetros de estrada de terra e horas de viagem pelo rio separam a comunidade quilombola de Paxiubal do núcleo urbano de Oeiras do Pará, município da região do Arquipélago do Marajó. E, mesmo tão isolada, a comunidade lutou e conquistou suas moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural nesta sexta-feira (30). O ministro das Cidades, Jader Filho, realizou a entrega das chaves a oito famílias da localidade, transformando a vida dos beneficiados.

- Novas moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural foram entregues na comunidade quilombola de Paxiubal pelo ministro Jader Filho, junto à prefeita de Oeiras do Pará, Gilma Ribeiro, e demais lideranças comunitárias e políticas – Foto: Marcelo Camará/MCID.
A visita a Paxiubal foi inédita: nunca antes na história um ministro de Estado do Governo do Brasil esteve naquele local. O momento foi comemorado com uma recepção calorosa pela população, que se emocionou bastante com a conquista da casa própria pelos vizinhos e demais moradores da região.
Em Oeiras do Pará, o Ministério das Cidades contratou obras para construção de 49 moradias rurais nas comunidades Igarapé Preto, Vila Cupu, Paxiubal, Vila França e Vila Teófilo, com investimento de R$ 3,7 milhões. Com as entregas realizadas nesta sexta (30) e demais inaugurações realizadas em novembro, já são 16 unidades habitacionais concluídas e entregues aos beneficiários no município.
Os novos imóveis contam com sala e cozinha, dois quartos, banheiro interno, área de serviço externa e varanda. O projeto está sob a organização da Associação dos Remanescentes de Quilombo de Igarapé Preto e Baixinha.
O ministro das Cidades, Jader Filho, reforçou o importante papel das entidades organizadoras e das prefeituras na inscrição de novos projetos do Minha Casa, Minha Vida Rural. “Estou muito feliz de poder estar aqui, em um local tão distante, mas tão acolhedor. As pessoas daqui, muitas delas, viviam – e algumas delas ainda vivem – em moradias improvisadas, incompletas ou sem condições de um lar digno. Essas entregas de hoje só se tornaram realidade por causa de homens e mulheres como os da associação e os da prefeitura que conseguiram fazer com que esse projeto fosse aprovado. E deixo aqui um compromisso: sabemos que ainda tem muita gente esperando pela casa própria com dignidade e, por isso, eu garanto para vocês que, se novos projetos de casas forem submetidos e estiverem corretos e alinhados, nós vamos contratar, vamos liberar o recurso e esse recurso vai virar mais casas para a população de Paxiubal, de outras comunidades de Oeiras do Pará, do estado e do Brasil”, disse.

- Casal Ediana Valente e José Idealdo foi um dos beneficiados com uma moradia em Paxiubal – Foto: Marcelo Camará/MCID
O casal de pescadores Ediana Valente e José Idealdo foi contemplado com uma das casas entregues nesta sexta (30). Segundo Ediana, a ansiedade por este momento de receber a chave de seu novo lar era tão grande que fez com que José Idealdo ajudasse na construção. “Meu marido ficou com tanta expectativa para a gente terminar essa obra que ele mesmo ajudou o pessoal da construtora em várias fases da construção. Hoje, ele até foi chamado pra trabalhar junto ao pessoal na construção de outras casas do Minha Casa, Minha Vida Rural aqui na região”, comentou Ediana.
Em Oeiras do Pará, o Ministério das Cidades já selecionou 139 moradias do Minha Casa, Minha Vida nas modalidades Rural e Sub 50 (voltado às áreas urbanas de municípios com menos de 50 mil habitantes, além de outros investimentos em áreas como esgotamento sanitário e abastecimento de água que totalizam mais de R$ 20 milhões em recursos do ministério no município.
TIRE SUAS DÚVIDAS!
Para informações sobre como aderir ao programa Minha Casa, Minha Vida, entre em contato pelo telefone: (61) 3314-6624.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades
