Se a ideia no Carnaval for trocar o batuque pela tranquilidade de um destino isolado, tendo a natureza como companhia, o Brasil oferece locais perfeitos para desacelerar enquanto o resto do país ferve. E muitos viajantes escolhem exatamente esta época do ano com este objetivo: segundo um estudo do Ministério do Turismo em parceria junto à Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, o turismo de bem-estar é uma das modalidades que mais despertam o interesse dos turistas brasileiros (15%).
Neste ano, a expectativa do órgão é que cerca de 65 milhões de foliões saiam às ruas de todo o Brasil no período, um aumento expressivo, de 22%, em relação ao Carnaval de 2024. A fim de orientar quem deseja escapar do agito, o Ministério do Turismo montou uma lista com sugestões de destinos de norte a sul do país. Confira:
REGIÃO NORTE
No Norte do Brasil, o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, é ideal para escapar das festas. Com cachoeiras, dunas e rios de águas cristalinas, a unidade oferece a tão sonhada distância das multidões. A água que brota das areias claras cria o fenômeno da ressurgência, que impede até o banhista mais persistente de afundar. O ponto de partida é Palmas. Da capital do estado, são 64 km pela rodovia TO-050 até Porto Nacional e, depois, 116 km pela TO-255 até Ponte Alta do Tocantins, considerada a porta de entrada do Jalapão.
REGIÃO NORDESTE
Enquanto João Pessoa (PB) ferve durante o Carnaval, a Praia de Coqueirinho, no município de Conde, respira calmaria. O local é reconhecido pelas águas cristalinas e coqueiros que formam um cenário cinematográfico, ideal para passeios tranquilos em família. Ainda na cidade, Tambaba, primeira praia oficial de naturismo do Brasil, encanta com falésias e piscinas naturais. A distância entre o município e João Pessoa varia de 23 a 30 km, dependendo da rota (BR-230/101 ou PB-008).
REGIÃO SUDESTE
Enquanto a maioria das cidades históricas da região são tomadas por visitantes em busca de animação, a Serra da Canastra (MG) serve de refúgio para quem busca sossego. O contato com a natureza proporciona experiências inesquecíveis, com cachoeiras, trilhas, lagos e grutas em meio a fauna e flora preservados. São Roque de Minas é a cidade mais próxima dos atrativos, disponibilizando passeios, hospedagem e alimentação. Na região, é possível saborear o Queijo Canastra, fabricado há mais de dois séculos por produtores artesanais de leite cru, que garantiram o título de Patrimônio Imaterial a Minas Gerais e ao Brasil.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Localizada no extremo norte do estado de Goiás e a 234 km do centro de Brasília (DF), a Chapada dos Veadeiros reúne cachoeiras, cânions, paredões e piscinas naturais de águas cristalinas. Os principais portões de acesso são as cidades de Alto Paraíso e São Jorge. A primeira figura entre os destinos mais místicos do Brasil. Já a segunda abriga a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
REGIÃO SUL
Os impressionantes cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral, em Santa Catarina, compõem o roteiro turístico ideal para um verdadeiro mergulho em atrativos naturais. A região contempla o gosto do visitante por ecoturismo e as tradições culturais e culinária da região, colonizada por italianos, portugueses e alemães. Lá, expedições desbravam o interior dos cânions entre serras abruptamente recortadas, partindo de cidades próximas às praias do litoral sul do estado. A maioria delas é acessada pela BR-101, que liga Santa Cataria ao Rio Grande do Sul.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

