
Brasília, 05/08/2025 – Cerca de 170 profissionais do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor de Minas Gerais (MG) participaram, nesta terça-feira (5), de capacitação virtual sobre resolução de conflitos por meio de plataformas digitais. O curso foi promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor local (Procon-MG).
Durante a mesa de abertura, o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Vitor Hugo do Amaral Ferreira, destacou a importância do diálogo com profissionais que atuam diretamente na ponta do atendimento ao público. “Toda vez que temos a possibilidade de dialogar sobre temas tão relevantes para a Senacon, criamos caminhos de construção conjunta, aprimorando nossas práticas e fortalecemos o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor [SNDC]”, afirmou.
A partir do tema principal, o curso foi dividido em três módulos:
– Apoio ao Consumidor e Resolução de Conflitos: o diretor do DPDC, falou sobre a Política Nacional de Relações de Consumo e as estratégias para promover soluções acessíveis e eficazes
– Tecnologia a Serviço da Proteção e da Defesa do Consumidor: o promotor de Justiça e coordenador de Tecnologia da Informação do Ministério Público de Minas Gerais, Daniel Piovanelli Ardisson, explicou como as inovações tecnológicas podem melhorar a transparência, o acesso à informação e os canais de fiscalização
– Consumidor.gov e ProConsumidor, Instrumentos do Consumidor: o coordenador-geral do Sistema Nacional de Informações do Consumidor (Sindec), Alexandre Yamanaka Shiozaki, esclareceu como as plataformas contribuem para a proteção e defesa do consumidor e facilitam a resolução de conflitos de forma rápida, eficiente e acessível
Escola Nacional de Defesa do Consumidor
O curso foi desenvolvido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC). A instituição, vinculada à Senacon, promove, principalmente, formação e capacitação técnica dos agentes do SNDC em todo o Brasil. A ENDC também proporciona a construção do conhecimento específico sobre as relações de consumo, fundamental para a elaboração de políticas públicas.
A escola oferece outros cursos on-line e gratuitos, alguns exclusivos para gestores e integrantes do SNDC e outros para o público geral. Entre os temas disponíveis, estão educação financeira, prevenção ao superendividamento, relações de consumo no transporte aéreo, proteção de dados e direitos básicos do Código de Defesa do Consumidor.
Quem participa recebe certificado de conclusão. Para conhecer os cursos disponíveis, visite o site da ENDC.