17 C
Ponta Porã
segunda-feira, 20 de maio, 2024
InícioPolíticaDE VOLTA: Estamos de volta com a coluna 'Opinião' , por Tião...

DE VOLTA: Estamos de volta com a coluna ‘Opinião’ , por Tião Prado

Ano novo, novos projetos e este ano vamos nos esforçar para colocar a nossa coluna ‘opinião’ no ar

ASSOMASUL

Vou começar dando a minha ‘opinião’ a respeito da eleição da Assomasul, sendo que depois das ‘traições’, ‘puxação de tapete’ e alguns ‘jaguanés’, que o presidente reeleito Valdir Couto Júnior (PSDB) deu no prefeito de Amambai Edinaldo de Melo Bandeira e no prefeito de Jatei Eraldo Leite, parece que ainda tem muita brasa para se apagar neste incêndio que aconteceu por lá, pois no domingo (22), Eraldo Leite (PSDB) meteu o ‘loko’ e pediu a desfiliação de sua cidade da Assomasul, já que, segundo informações, Eraldo, da mesma que Dr. Bandeira, também queria ser presidente da entidade.

Já por seu lado, Dr. Bandeira que chegou a dizer ao Correio do Estado que “Faltou de hombridade do atual presidente”, até agora não tomou nenhuma decisão e por enquanto continua filiado a entidade maior dos municípios do Estado.

CABECEIRA DO APA

O prefeito Eduardo Campos inaugurou no sábado (21), no Distrito de Cabeceira do Apa a nova unidade de saúde que leva o nome de Audelina Campos.

Além do prefeito de Ponta Porã, estava o prefeito Marcelo Pé de Antônio João, secretário de saúde Patrick Derzi e o vereador Vanderlei Avelino.Foi uma belíssima festa e Cabeceira do Apa merece.

OBRAS EM PONTA PORÃ

O prefeito Eduardo Campos precisa urgente se reunir com as empreiteiras que estão fazendo as obras em Ponta Porã. Sabemos que são várias empresas e como se fosse uma ‘orquestra’ todos teriam que tocar no mesmo tom, mas não é isso que vemos, tem alguns ‘músicos’ bem desafinados.

Pelas informações existem obras inacabadas no Ginásio de Esportes Pepe Portela; já no horto florestal tem um local que era para ser umas quadras de tênis, mas faz algum tempo que esta parada, fora a derrubada dos eucaliptos que são um simbolo do horto florestal, assim como suas inúmeras árvores (sendo que muitas foram derrubadas).

O sistema de captação de água pluvial da rua Jorge Salomão não funciona, porque toda vez que chove, a rua vira uma lagoa só, com as águas correndo por cima do asfalto ( a minha impressão é que antes era melhor); em outros bairros da cidade também existe reclamação quanto as obras de asfalto que estão paradas, ou seja, tem que chamar esse pessoal e mostrar quem manda de fato, porque a coisa tá ruim e pode piorar.

HORTO FLORESTAL

Que o Horto é um dos pontos queridinhos da cidade, isso ninguém discute. Um local com muitas árvores (ja teve bem mais) porem, recebemos denúncias quanto ao sistema de iluminação que está uma loucura total. Nas quadra principal, devido a uma caixa de eletricidade, vive dando problema, isso quando algum time que perde o jogo vai lá e desliga tudo, aí com ajuda de ‘canudinhos’, isso mesmo, ‘canudinhos’ , a iluminação volta a funcionar. Falta maturidade dos que estão brincando e perde e mostra a deficiência do sistema.

Na parte da mata, próximo ao campo gramado, as luzes já não acedem no período da noite, deixando o local um verdadeiro ‘breu’. Nos foi relatado que vários pedidos foram feitos a secretária Dulce Manosso, mas até agora não tiveram o retorno positivo.

SECRETARIA DE OBRAS

Na minha modesta ‘opinião’, o Secretário de Obras, André Manosso, tem que dar uma fiscalizadas nas suas equipes que fazem serviços de limpezas e corte de grama nas ruas. O pessoal  cortou a grama com o roçadeira que é um tratorzinho, na rua Jorge Salomão e o pessoal das  costais não passaram atrás fazendo os serviços finais, isso sem contar que quando recolhem as terras e sujeiras deixam empilhados nas esquinas vários dias, aí vem as enxurradas das chuvas e levam todas para os bueiros, causando mais  problemas.

Alguem comentou que o ano está começando e as coisas vão se ajeitando no decorrer do tempo, mas penso que, quando o serviço é mal feito, se gasta dinheiro público, que no final não volta mais e tem que se gastar mais um pouco para refazer os trabalhos.

ÁRVORES SÃO DERRUBADAS EM PONTA PORÃ

Eu não sei como funciona as leis ambientais, nem como é o sistema na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o que vejo atualmente é que árvores, pequenas e grandes, vem sendo derrubadas em nossa cidade “a torta e a direita” e o calorzão agradece. Quando o individuo chegar e não tem uma sombra para estacionar o seu carro, quando o pedestre não encontrar uma árvore para se refrescar, quando as aguas da chuva inundar ( ainda mais), lembrem-se: a falta de árvore ocasiona várias consequencias.

Fui informado que muitas árvores será derrubadas, devido as obras e quealgumas serão replantadas. Aí fica a pergunta: quanto tempo demora para uma árvore crescer? dar sombra? A natureza em Ponta Porã precisa ser poupada. Em Campo Grande, na avenida, as árvores antigas receberam sustentação e a calçada ao redor foi trocada por grama.

CONSÓRCIO SUL-FRONTEIRA

O prefeito de Amambai Dr. Edinaldo Luis de Melo Bandeira, foi eleito presidente do Consório Sul-Fronteira para a gestão 2023/2024.

O Consórcio é formado pelas cidades de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Dourados, Laguna Carapã e a sede Ponta Porã, tendo como objetivo melhorar a prestação de serviço público, aquisição de bens, formação de ações e a realização de obras em conjunto entre os municípios participantes.

Já algum tempo que foi instalado, mas esse consórcio é mais ou menos igual a ‘Caverna do Dragão’, pois nesse tempo todo a imprensa nunca foi convidada para acompanhar uma reunião dos membros e também nunca conseguiu entrevistar algum deles.

A troca da diretoria ficamos sabendo pela Assessoria de Imprensa da prefeitura de Amambai, através do amigo José Aguiar, agora quem sabe tendo o Bandeira a frente, vamos ficar sabendo de alguma coisa a mais.

Na minha ‘opinião’, as assessorias de imprensa tem que valorizar mais seus prefeitos, pois daqui a menos 2 anos vamos estar em campanha eleitoral e esse pessoal precisa aparecer, porque obras estão sendo feitas, falta só ‘holofote’. Assim, de imediato, vamos parabenizar a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Amambai que é espetacular, o fato acontece e já tem material para divulgação. Fazem jus ao que ganham.

ANIVERSÁRIO DO CUCA EM AMAMBAI

Para finalizar a nossa coluna desta segunda-feira (23), vamos agradecer ao amigo de longa data Paulo Henrique Pereira, o Cuca, que completou 50 anos e para comemorar, fez uma partida de futsal entre os seus amigos de Amambai e Capitan Bado e depois um grande churrasco.

Teve até homenagens, entre os homenageados, este colunista, Tião Prado. Recebi a minha homenagem com muita felicidade , pois o Cuca foi goleiro do meu time de futebol de campo e de futsal, disputou algumas Copa Morena, nas quais eu trabalhei como técnico e sem duvida, entre um chopp e outro, nos divertimos muito com os amigos de longa data. Valeu mesmo Cuca.

PROGRAMA FM EM NOTÍCIAS

Ouça de segunda a sexta-feira das 11h10 as 12 hs (MS), pelas ondas da Rádio 91.5 FM Cerro Cora e pelas redes sociais do Pontaporainforma no facebook e Youtube, o Programa FM em Noticias com Tião Prado e Dora Nunes.

Agradecemos e semana que vem tem mais…Caso tenha um assunto, reclamação ou dica, mande sua mensagem para o whats 67 99172 3528.

*Tião Prado

Jornalista diretor do site Pontaporainforma, locutor da Rádio 91.5 FM Cerro Cora há 18 anos, Radiojornal de Amambai por 22 anos, foi vereador na cidade de Amambai 1996 a 2.000, trabalhou na assessoria de imprensa do prefeito Dirceu Lanzarini (in memorian), na Câmara de Ponta Porã e foi correspondente do Jornal o Progresso de Dourados por 10 anos.