Dia do Fotógrafo: as lentes das câmeras voltadas ao turismo brasileiro

Imagem: Freepik

É inegável afirmar que a câmera profissional ou até mesmo a lente do celular viraram a companheira de viagem perfeita para todos os turistas. Neste Dia do Fotógrafo (08/01), celebramos os profissionais que transformam imagens em momentos eternos e também destacamos um dos cenários mais fotogênicos do mundo: o Brasil.

Mais do que registrar paisagens, o fotógrafo tem o papel de traduzir emoções, contar histórias e, por que não, despertar o desejo de viajar. É por meio do seu olhar sensível e criativo que destinos ganham visibilidade e experiências se transformam em narrativas visuais.

Em tempos de redes sociais, podemos afirmar que o Brasil é um dos destinos mais “instagramáveis” do mundo, não apenas pela beleza natural, mas pela diversidade cultural, urbana e humana que rende ótimos registros.

Dados da 6ª edição da revista Tendências do Turismo, elaborada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, revelam que o país continua sendo um desejo global e o Rio de Janeiro segue dominando o imaginário do visitante internacional, emplacando cinco das 10 atrações mais buscadas por turistas no exterior, entre elas o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Maracanã, o Parque Lage e o Museu do Amanhã.

O Brasil possui diversos destinos que garantem engajamento e memórias inesquecíveis. De acordo com as buscas online, outros locais que estão na mira das lentes internacionais são as Cataratas do Iguaçu (PR), os Lençóis Maranhenses (MA), a Chapada Diamantina (BA), o Pelourinho (BA) e a Avenida Paulista (SP).

Neste Dia do Fotógrafo, celebrar o Brasil “instagramável” é reconhecer o papel fundamental da fotografia na promoção do turismo nacional, mostrando que o país é natureza, cultura e gastronomia.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo