7 C
Ponta Porã
domingo, 14 de julho, 2024
InícioBrasil & MundoDistritais decidem votar projeto polêmico sobre tombamento de Brasília

Distritais decidem votar projeto polêmico sobre tombamento de Brasília

Distritais decidem votar projeto polêmico sobre tombamento de Brasília
Redação GPS

Distritais decidem votar projeto polêmico sobre tombamento de Brasília

Durante reunião do colégio de líderes, na segunda-feira (17), os deputados distritais definiram que o projeto de lei complementar que propõe mudanças no Conjunto Urbanístico de Brasília será submetido à votação nesta quarta-feira (19) na Câmara Legislativa ( CLDF ).

A proposta é polêmica e altera, por exemplo, várias regras existentes na área tombada da capital, de autoria do urbanista Lúcio Costa, como a quantidade de andares de hotéis e construções comerciais na beira do Lago Paranoá.

Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB) , a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) é essencial para o desenvolvimento sustentável da cidade. A declaração ocorreu durante uma solenidade no Palácio do Buriti.

“Não vamos deixar que sete deputados de oposição atrapalhem um projeto que visa o desenvolvimento da cidade. Temos que trabalhar com o desenvolvimento da cidade, com o desenvolvimento sustentável”, afirmou o governador.

Mais cedo, o distrital Chico Vigilante, um dos mais experientes com mandato na Casa, demonstrou preocupação com as mudanças propostas no projeto original, o qual já recebeu mais de 100 emendas.

Segundo ele, autorizar o aumento da altura de hotéis na região central da cidade pode descaracterizar o Plano Piloto e colocar em risco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade de Brasília.

“Este é o tipo de mudança que só beneficia os 16 donos de hotéis que serão contemplados”, alertou.

Da mesma forma, o deputado Fábio Felix também pediu cautela para analisar o texto, que está sendo discutido há anos no Parlamento local, sem conseguir acordo.

Com mais de mil páginas, o PPCub prevê a criação de um camping na Asa Sul, bem como o adensamento do Plano Piloto através da transformação de áreas verdes em lotes comerciais.

De acordo com os estudos, estima-se que tais medidas possam resultar no acréscimo de pelo menos 240 mil novos moradores na região central da cidade, o que, inevitavelmente, resultará em congestionamentos e crises no abastecimento de energia elétrica e água, por exemplo.

The post Distritais decidem votar projeto polêmico sobre tombamento de Brasília first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional