Uma dupla masculina em terceiro lugar e três atletas nas oitavas da chave de simples. É com esse saldo e a certeza do suporte da torcida no Centro de Convenções Rafain que a equipe nacional de tênis de mesa chega ao penúltimo dia de competições no WTT Star Contender de Foz do Iguaçu (PR). Dos 30 inscritos pelo país, os três melhores ranqueados chegaram às fases mais decisivas: Hugo Calderano, Bruna Takahashi e Vitor Ishiy.
Deu trabalho
Calderano estreou na chave de simples diante do 171° do ranking mundial, o alemão Wim Verdonschot, de 20 anos. O jovem europeu fez um jogo consistente e deu trabalho ao número três do mundo. Em parciais sempre parelhas, Calderano precisou de experiência e consistência nos momentos decisivos para garantir a vaga nas oitavas, com 11/7, 16/14, 9/11 e 11/8, em 39 minutos de jogo. Com o triunfo, Calderano chegou a 23 vitórias nos últimos 24 jogos. No período, foi campeão da Copa do Mundo, vice-campeão mundial e conquistou os títulos das etapas do WTT da Eslovênia e da Argentina.
Ajustes
“Foi um jogo bem difícil. Fico feliz de ter conseguido sair com a vitória. Tive dificuldades em alguns momentos do jogo, na leitura do saque do alemão, e precisei achar saídas nos momentos decisivos”, disse Calderano, que teve o nome gritado pela torcida que lotou a arena durante todo o jogo. “É muito bom jogar com essa torcida, tanta gente apoiando, gritando meu nome. Fico feliz de estar aqui”, completou.
Próximo desafio
Na manhã deste sábado, a partir das 12h20, Calderano enfrenta Chang Yu-An, de Taiwan, 84° do ranking, de apenas 19 anos. Se passar e chegar às quartas, volta à mesa ainda neste sábado, em horário a definir, para encarar o vencedor do duelo entre o japonês Yukiya Uda e Kuo Guan-Hong, de Taiwan.
- Bruna Takahashi superou derrotas doloridas para avançar na chave de simples
Virada de chave
Bruna Takahashi conseguiu no individual a virada de chave que precisava para superar duas derrotas doloridas. Primeiro, nas duplas femininas na noite de quinta, ao lado da irmã Giulia Takahashi. Uma partida que terminou no quinto set, com parcial final de 17/15 para a dupla chilena formada por Sofia Vega e Valentina Rios. Na manhã desta sexta, outra eliminação no quinto set, desta vez na dupla mista, ao lado de Hugo Calderano. Os campeões no Contender de Buenos Aires pararam nas quartas de final para o sul-coreano Oh Junsung e a japonesa Miyu Nagasaki. “A gente está no caminho certo, a gente sabe disso, e vamos trabalhar para sermos melhores no futuro”, resumiu Bruna.
Consistência
No individual, logo depois da dupla mista, ela fez um jogo de precisão, vigor físico e consistência técnica para eliminar Huang Yu-Jie, de Taipei, por 3 sets a 1 (11/8, 11/13, 11/3 e 11/3). “Eu faço isso há anos. Sei que tenho que dar o switch, mudar a chave. Ontem foi estressante pelo fato de ser 3 x 2 com 17×15, ainda mais com minha irmã. Hoje foi outro jogo importante no detalhe, e tinha mais um no individual. Eu sabia que ia ter que estar o mais preparada possível para não deixar meu nível cair e estou contente que consegui”, disse. Neste sábado, Bruna encara a sul-coreana Joo Cheonhui, de 23 anos, número 33 do mundo.
- Vitor Ishiy (E) precisou passar por um confronto doméstico contra Guilherme Teodoro
Duelo doméstico
Para chegar às oitavas de final, Vitor Ishiy (atualmente o 52° do ranking) precisou passar por um confronto doméstico contra Guilherme Teodoro, seu parceiro de seleção brasileira. No fim, melhor para Vitor Ishiy, que venceu por 3 sets a 1 e terá pela frente, nas oitavas, o japonês Yuta Tanaka, 37° do mundo.
Terceiro na dupla masculina
Leonardo Iizuka e Guilherme Teodoro trilharam uma ótima competição em Foz do Iguaçu. Avançaram até a fase de semifinal e só pararam diante de uma parceria alemã com dois atletas do top 15 do mundo, Benedikt Duda e Dang Qiu. Antes de serem derrotados por 3 sets a 0 na luta por uma vaga na decisão, Teodoro e Iizuka passaram por uma maratona nas quartas de final contra os chilenos Nicolas Burgos e Gustavo Gomez. Uma maratona de 58 minutos finalizada em 3 sets a 2, com parciais de 11/8, 11/13, 11/7, 9/11 e 13/11. “Foi uma ótima vitória nas quartas e valeu demais pela briga na semifinal. Um agradecimento a toda a torcida que tivemos. Foi sensacional”, resumiu Teodoro em postagem nas redes sociais.
- Leonardo Iizuka e Guilherme Teodoro terminaram em terceiro nas duplas masculinas. Foto: WTT/Divulgação
PROGRAMAÇÃO DE BRASILEIROS NO WTT DE FOZ DO IGUAÇU
SÁBADO, 2 DE AGOSTO
Simples
Oitavas de final
11h10 – Vitor Ishiy x Yuta Tanaka (JPN)
12h20 – Hugo Calderano x Chang Yu-An (TPE)
Simples feminino
14h05 – Bruna Takahashi x Joo Cheonhui (KOR)
RESULTADOS NA SEXTA, 1° DE AGOSTO
Simples masculino
Fase de 32
Vitor Ishiy 3 x 1 Guilherme Teodoro
Hugo Calderano 3 x 1 Wim Verdonschot (ALE)
Simples feminino
Fase de 32
Isabel Amorim 0 x 3 Zeng Jian (SGP)
Laura Watanabe 0 x 3 Huang Yi-Hua (TPE)
Bruna Takahashi 3 x 1 Huang Yu-Jie (TPE)
Maria Mendes 0 x 3 Lee Eunhye (KOR)
Giulia Takahashi 0 x 3 Paulina Vega (CHI)
Duplas masculinas
Quartas de final
Guilherme Teodoro / Leonardo IIzuka 3 x 2 Nicolas Burgos / Gustavo Gomez (CHI)
Semifinal
Guilherme Teodoro / Leonardo IIzuka 0 x 3 Dang Qiu / Benedikt Duda (ALE)
Duplas femininas
Quartas de final
Laura Watanabe / Victoria Strassburguer 0 x 3 Sakura Yokoi / Hitomi Sato (JPN)
Duplas mistas
Quartas de final
Hugo Calderano / Bruna Takahashi 2 x 3 Oh Junsung (KOR) / Miyu Nagasaki (JPN)
Gustavo Cunha, de Foz do Iguaçu
Fonte: Ministério do Esporte