20.7 C
Ponta Porã
terça-feira, 18 de junho, 2024
InícioAgronegóciosÉ hora de vacinar as bezerras de 3 a 8 meses contra...

É hora de vacinar as bezerras de 3 a 8 meses contra a brucelose em MS

Imunização é obrigatória; falta de vacinação deixam a propriedade impedida de emitir GTA

Com o alerta “Chegou a hora de proteger sua criação e sua família contra a brucelose”, a Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), reforçou nesta segunda-feira, 22, aos produtores rurais que a vacinação contra brucelose é obrigatória e deve ser realizada em fêmeas de 3 a 8 meses de idade, sob a responsabilidade de um médico veterinário cadastrado pela agência.

O pecuarista tem até o dia 30 de junho para efetuar o registro da primeira etapa da campanha de 2024. Além de vacinar, a marcação das fêmeas é obrigatória. A agência sanitária aconselha a usar o número ‘4’ para a vacina B19 ou a letra ‘V’ para a RB 51 na face esquerda do animal.

O que é a doença
A brucelose é uma zoonose que pode ser transmitida ao homem. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a brucelose ataca o aparelho genital feminino e masculino, provocando inflamações nos órgãos e infertilidade. É transmitida pelo leite, pela ingestão de alimentos contaminados e pelo contato com animais infectados. A própria vacina para imunização pode ser instrumento de contágio, daí a necessidade de atuação dos veterinários, avisa o órgão de pesquisa. Proteja sua saúde evitando o contato com material infectado e consumindo apenas leite e derivados lácteos com inspeção veterinária identificada pelos selos de inspeção municipal, estadual ou federal.

Sanções

Propriedades que não realizam a vacinação ficam impedidas de emitir GTA (Guia de Trânsito Animal) para todos os bovinos. A regularização ocorre mediante auto de infração.

Fonte: Campograndenews