20.7 C
Ponta Porã
sexta-feira, 26 de abril, 2024
InícioEducaçãoEducação Premiada reconhece projetos na REME em Ponta Porã

Educação Premiada reconhece projetos na REME em Ponta Porã

Prefeitura premia projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino reconhecendo qualidade e empenho

06/12/2019 22h40 – DN

A prefeitura de Ponta Porã reconheceu todos os projetos desenvolvidos pela Rede Municipal de Ensino e já premiados em participações em nível estadual e nacional. O prefeito Hélio Peluffo instituiu o troféu “Educação Premiada”, uma forma de agradecer a todos os professores, estudantes e pais que direta ou indiretamente apoiaram todas as atividades. O evento aconteceu no salão paroquial São José com a presença das escolas da Rede Municipal de Ensino.

“A Educação Premiada confirmou com reconhecimento estadual e nacional o elevado nível de formação que as nossas crianças recebem nas escolas públicas municipais, mercê do trabalho de 1.750 profissionais dedicados e bem preparados. Mais do que o beabá, estamos conseguindo motivar e ensinar a gostar de aprender. E isso fica pra toda a vida”, disse o prefeito Hélio Peluffo na abertura do evento.

O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado da primeira-dama Vânia Peluffo, enfatizou o empenho e dedicação de professores e alunos nos trabalhos apresentados tanto em nível local, estadual e nacional. “Estamos imensamente felizes pois temos tido muito carinho na gestão de todos os setores, investindo e acreditando no potencial de todos”, afirmou o prefeito Hélio. Foram vários projetos apresentados e premiados.

Um deles é o projeto Literário Rotary. Este Concurso foi organizado pelos Rotarianos de Ponta Porã, com o intuito de estimular os alunos dos nonos anos a um olhar para a Paz, foram feitas visitas nas escolas para que esses alunos conhecessem o trabalho e a vida de cada Rotariano.

Minha querida Ponta Porã 26 alunos Premiados

Este concurso, tem por objetivo desenvolver ações que estimulem a leitura e produções textuais, tendo como tema o Aniversário de 107 anos do Município de Ponta Porã, promovendo a valorização da nossa cultura local de fronteira, prestigiando o que a nossa cidade tem de melhor a oferecer aos cidadãos. O concurso teve por objetivo estimular a produção textual sobre o tema Aniversário de Ponta Porã, foi oportunizado também várias categorias.

MPT – Este projeto vem de encontro a necessidade social de combate ao trabalho infantil, pois prevenir e erradicar o trabalho infantil são um compromisso com a cidadania e com o futuro das crianças e adolescentes. Diante de tal situação é necessário que se realize um trabalho de conscientização para que os índices apresentem possibilidade de redução na exploração pelo trabalho infantil.

Os alunos foram estimulados a participarem do concurso realizado pelo projeto que ocorre primeiramente no estado e posteriormente os ganhadores concorre com outros participantes no concurso Federal. Nosso Município este ano no concurso Estadual tiveram algumas colocações: • 1º lugar categoria música: E.M.R. Juvenal Froes; • 1º lugar categoria conto: Escola Municipal Ramiro Noronha; • 2º lugar categoria curta metragem: Escola Municipal Ramiro Noronha.

A Olimpíadas de Português premiou quatro alunos. A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas do Brasil, que visa estimular o interesse pela leitura e escrita. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação, do Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Projeto Meio Ambiente com nove alunos premiados, sendo de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza e quando esse ensinamento inicia logo, elas com certeza vão crescer com essa ideia bem formada.

A secretária municipal de Educação, professora Leny Klais enfatizou a importância dos projetos como forma de desenvolver a educação dos alunos, estimular a auto-estima e valorizar o potencial de cada escola no conjunto de todos os trabalhos.

Participaram do evento além do prefeito Hélio Peluffo e da primeira-dama, Vânia, secretário de Governo, Eduardo Campos, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Leny Klais, diretores das escolas municipais, vereadores e representantes de diversos segmentos, além de pais e convidados.

Outros projetos premiados

Vários projetos foram premiados no “Educação Premiada”. O Fecifron é um deles e foi reconhecido. O evento faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia, e busca estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa por estudantes dos níveis fundamental, médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas. Todos os anos, o IFMS publica o edital para a seleção dos trabalhos que serão apresentados.

Os objetivos das Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS estimular novas vocações por meio da realização de projetos de pesquisa criativos e inovadores; promover uma feira municipal de ciências, tecnologias e engenharias, envolvendo estudantes de escolas públicas e privadas, do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio e ensino técnico integrado de nível médio; estimular o interesse pelas ciências e o desenvolvimento de pesquisas, com o intuito de ampliar a produção científico-tecnológica;

promover a articulação, estruturação e fortalecimento das redes tecnológicas regionais com o objetivo de gerar e difundir conhecimento para as estruturas educacionais e de viabilizar a produção científica como potencial atividade empreendedora; incentivar as pesquisas, aperfeiçoar os trabalhos produzidos nas instituições de ensino e fomentar o uso da pesquisa como ferramenta motivadora do processo educacional; promover o desenvolvimento e a consolidação de atividades de iniciação científica para os estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico integrado de nível médio.

Festa das Nações

O município de fronteira vem apresentando um crescimento populacional, econômico e turístico que possibilita um evento artístico-cultural aliada ao desenvolvimento social para construção de uma sociedade harmoniosa, comprometida com a cidadania. Desta forma a organização preparou uma programação diversificada com atividades no Parque dos Ervais.

A Festa das Nações contou com uma praça de alimentação destacando a gastronomia, por meio de tendas que representou os sabores com comidas típicas de países que possuem raízes na fronteira. Estavam Presentes os sabores de Itália, Líbano, Paraguai, Venezuela, Estados Unidos da América, Japão e Taiwan. O Brasil também teve seu espaço exaltando a gastronomia das regiões que formam a diversidade de sabores divididas em Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste com acompanhamento de chefs de gastronomia.

O evento contou com apresentações culturais no Palco Integração com danças e shows musicais que exaltam a riqueza artística de Ponta Porã que formam a identidade cultural de forma integrada com os costumes e tradições dos países participantes. Durante os três dias de evento cultural aconteceram de forma simultânea o Festival de Dança, Festival de Música Estrangeira e o Desfile Casal das Nações com organização do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS Câmpus Ponta Porã. O artesanato produzido na fronteira também terá o seu espaço com a exposição e comercialização dos produtos feitos pelos artesãos e artesãs da fronteira Brasil/Paraguai.

FACFRON – Durante três dias, a população de Ponta Porã e região terá a oportunidade de participar de uma série de atividades gratuitas em mais uma edição do Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que, no município, tem como foco as expressões artísticas e culturais da fronteira com o Paraguai.

O multiculturalismo fronteiriço é a riqueza da nossa cidade e o Festival é um dos espaços para essas manifestações. O evento proporciona uma viagem intercultural que envolve não somente as culturas do Brasil e do Paraguai, mas de todos os povos que aqui vivem e colaboram nesta amplitude cultural”.

PROFESP

Criado em 2003, o Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário, tendo como objetivos ajudar e melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças carentes, promovendo a inclusão social.

O Ministério do Esporte é responsável pelo material esportivo e pelo pagamento de professores e estagiários. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) responde pela alimentação. O PROFESP oferece, no contra turno escolar, nas organizações militares, atividades culturais, esportivas e de reforço
escolar.

Presente em todos os estados, atualmente mais de 10 mil crianças e jovens são beneficiadas pelo PROFESP, no Exército Brasileiro, em mais de noventa Organizações Militares. Este ano, como parte de um pacote social, foram iniciadas atividades nas áreas de atuação das operações de Garantia da Lei e da Ordem, no Rio de Janeiro. O PROFESP deve funciona três vezes por semana com a recepção das crianças
com retiradas das faltas; almoço; atividades complementares; atividades desportivas; banho e lanche. É recomendável que uma vez por semana a OM promova um momento cívico, constando de formatura, canto de Hinos e Canções e mensagens de cidadania.

OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A Modalidade Prática acontece através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Os eventos organizados pela OBR e são gratuitos e abertos ao público.

A Modalidade Teórica, acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.

A OBR ocorre desde 2007, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2018 tivemos mais de 156 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de 4300 equipes competindo
na modalidade prática no país.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) . Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

Projeto SESC

Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, os municípios paranaense e diversas empresas e instituições públicas e privadas.

O Programa Agrinho completa 24 anos de trabalhos no Paraná, o programa foi concebido em 1995 e foi para o campo em 1996, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa.

O Concurso realizado todos os anos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e município Agrinho serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma amostra daquilo que o Programa vem provocando em termos de ações efetivas. O elevado grau de apropriação dos temas apresentados nos materiais, por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, pode também ser comprovado pela Experiência Pedagógica, um relato dos professores sobre a prática educacional que desenvolvem no Programa Agrinho. Desde seu início em 1996, os professores do ensino público municipal e estadual, as crianças e os jovens recebem com entusiasmo e dedicação as atividades do Programa Agrinho. A cada ano esse trabalho vem se superando em qualidade e criatividade.

FETRAN

O evento é promovido pela 3ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Amambai, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria de Desporto e Cultura (SEDESC).

O Festival é um Projeto da Policia Rodoviária Federal (PRF), Sempre com o foco na Educação para o Trânsito. o FETRAN é destinado a estudantes regularmente matriculados no sistema regular de ensino, das escolas públicas e privadas, do ensino fundamental e médio bem como das modalidades EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e Projetos Sociais.

Nossa cidade teve destaque neste evento com duas escolas premiadas

Escola Municipal Orlando Mendes 3º Lugar – FETRAN – Peça Teatral “Trânsitando pelo Reino”.
• Bruna Vitória Teles Pimentel

• Kauana Soares de Oliveira

• Fabiola Copini Pockel

• Cauã Lucas Batista Cerenza

• João Freire de Carvalho

• Victor Lucas Neves dos Santos.

E.P.M Dora Landolfi

2º Lugar Apresentação – Categoria Infantil

1º Lugar Melhor Texto – Categoria Infantil

1º Lugar Melhor Atriz – Categoria Infantil

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação que possui os seguintes objetivos: estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral; promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental; proporcionar novos desafios aos estudantes; identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

Mostra Nacional de Robótica –OBR. Trata-se da maior Mostra Científica de trabalhos de Robótica do país com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica. É dividida em duas modalidades principais: – Ensino Fundamental, Médio e Técnico. – Ensino Superior, Pós-graduação e Pesquisa Tecnológica.

Para participar deve-se desenvolver um projeto de robótica em uma das seguintes áreas Artes e Humanidades; Inovação, Protótipo e Invenção; Ensino; Ciência, Vida e Ambiente; Tecnologias Assistivas; Computação; Mecânica; Elétrica.

Educação Premiada reconhece projetos na REME em Ponta Porã